Para além dos livros de escola, é possível conhecer mais sobre a história do país através do entretenimento; confira algumas opções
Foi na época da escola que aprendemos que no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I, ergueu uma espada às margens do Rio Ipiranga e gritou: “Independência ou Morte”. Há controvérsias de que o acontecimento não foi bem dessa forma, mas o fato é que a data marcou a Independência do Brasil do processo colonial português.
Com o bicentenário comemorado nesta quarta-feira (07), separamos algumas produções que registram em materiais culturais a história do nosso país. Confira:
200 Anos da Independência – Ainda tem Pendência?
Ver essa foto no Instagram
Produzido pela nossa TV Verdes Mares, o especial faz uma divertida releitura dos principais marcos e personagens do movimento e sobre o que significa independência para o povo 200 anos depois do grito às margens do Rio Ipiranga. Com apresentação de “Falcão”, o especial será exibido na quarta-feira (07) logo após a novela Pantanal.
Independências
Com estreia também no dia 07 de setembro na TV Cultura, a minissérie além de revelar os bastidores da família real portuguesa e da oligarquia nacional, tem a árdua tarefa de mostrar quais os papéis do povo – indígenas, negros escravizados e pobres. Com 16 episódios, sendo exibido um por semana, a produção vai resgatar personagens e fatos históricos relegados ao segundo plano.
Guerras do Brasil.doc
Disponível na Netflix, a série documental apresenta episódios que detalham como nosso país foi tomado por séculos de conflito armado, desde os primeiros conquistadores e como isso tem impactado até a violência nos dias atuais.
Insurgentes
Em cinco episódios, o historiador Ricardo Carvalho aborda na produção a importância do Nordeste no processo de Independência, com movimentos como a Insurreição Pernambucana e a Balaiada. A séria faz parte do “History Bicentenário da Independência do Brasil”, programação produzida pela rede televisiva History para a data. Outras quatro séries estão disponíveis na programação, que é transmitida por meio dos canais fechados, abertos e plataformas em que a History está presente.
Caminhos da Independência: O Grito nas Ruas
Produzido pela TV Brasil, o documentário contou com a colaboração de três professores especialistas, que trazem os resultados de pesquisas realizadas ao longo de 15 anos pelas bibliotecas do Brasil, Portugal e EUA.