Queda na quantidade de vendas dos restaurantes chegou a 51,2%, em comparação com o mesmo período de 2019
Abril foi um mês de queda em consumo para restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Ceará. Índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com a Alelo, apontam que esse resultado foi de 37,4%, enquanto a média nacional foi de -33,2%.
Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram ainda que houve uma redução de 51,2% na quantidade de vendas. Além disso, o número de estabelecimentos que realizaram operações foi 19,7% inferior. Os dados, calculados a partir da comparação com o mesmo período de 2019, mostram que os supermercados também apresentaram baixa no valor gasto no mês (11%).
Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de abril, quando comparados ao mesmo período de 2019, indicam que o segmento teve uma redução de 20,1% no volume de transações. Já o número de estabelecimentos que efetivou operações encerrou o mês com um aumento de 3,2%.
Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional. A escolha do ano de 2019 para o cálculo dos impactos do consumo se dá pelo fato de que foi a última referência completa de um período dentro da normalidade da atividade econômica, que ocorreu antes da pandemia.