O projeto mostra o processo de restauração das obras do escultor Aleijadinho, um dos mais importantes artistas brasileiros do período colonial
A Casa Fiat de Cultura realizou um minidocumentário que registra as mais de 500 horas de restaurações feitas por sua equipe nas obras do escultor mineiro Aleijadinho. As obras foram acolhidas pela instituição em outubro de 2021 e tiveram seus reparos acompanhados por mais de 170 mil pessoas.
“Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro”, está disponível no YouTube e foi lançada em comemoração aos 15 anos da Casa Fiat de Cultura, englobando a restauração de algumas das esculturas mais famosas do artista, como Sant’Ana Mestra, da Capela de Sant”Ana e São Joaquim, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
De acordo com a gestora cultural da instituição, Ana Vilela, ao promover o processo de restauro fora dos bastidores, o público pode “conhecer de perto e em tempo real como a recuperação e conservação de uma obra de arte acontece. Despertamos nas pessoas um olhar para o passado, mas apontando como o patrimônio cultural e artístico se conecta com o presente e o futuro”.
Aleijadinho foi um escultor, entalhador e arquiteto mineiro do Brasil colonial. Sua atuação foi concentrada em projetos arquitetônicos, especialmente nas igrejas de Ouro Preto, em Minas Gerais, com estilos que variam do Barroco ao Rococó.