Novidade ganha destaque nas adegas, desde os supermercados até os menus de restaurantes
Marcas como a Henkell Freixenet, maior produtora de vinhos espumantes do mundo, e a Cellar Vinhos, importadora conhecida pela sua curadoria exclusiva de pequenos produtores orgânicos, estão ampliando sua carta de vinhos para fidelizar cada vez mais consumidores. A nova aposta é o mercado vegano, que está em constante expansão.
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, hoje existem cerca de sete milhões de brasileiros que adotaram o estilo de vida vegano. Desde 2004, a procura por termos relacionados ao tema no Google aumentou em 521%.
Durante a produção dos vinhos, em larga escala ou não, diversos elementos de origem animal podem ser incorporados à bebida para enriquecer sua composição. Os mais comuns estão presentes no processo de clarificação da bebida, como claras de ovos, caseínas, gelatinas, e o Isinglass, uma substância similar ao colágeno que pode ser encontrada na bexiga natatória seca dos peixes.
Para fazer a fiscalização desse uso, hoje em dia existem selos que indicam a certificação vegana dos produtores. Em 2021, a empresa Henkell Freixenet foi reconhecida com uma dessas certificações, a V-Label, pela composição de 13 dos seus 20 vinhos sem produtos de origem animal.
“Esta certificação é reconhecida internacionalmente e apoiada por organizações como a alemã ProVeg Internacional, mostrando o comprometimento da marca com a inovação e adequação aos tempos atuais, trazendo ainda mais relevância”, esclarece Fabiano Ruiz, Diretor da Freixenet no Brasil.
A importadora Cellar Vinhos já sentiu o impacto da mudança no mercado e está buscando novas parcerias para alimentar essa demanda. De acordo com o CEO da companhia, declarações da marca, Rodrigo Malizia, sua prioridade são os “pequenos produtores naturais, com vinhos que expressam o seu terroir e que possuem menos processos e manipulação possível, naturalmente iremos incluir cada vez mais vinhos veganos em nosso portfólio. A tendência é que esses rótulos venham a obter certificações para informar o consumidor sobre a produção vegana”.