Mercado de trabalho e negócios que modificam a visibilidade no papel feminino
Por Vitória Cortês
O empreendedorismo por oportunidade, indica quem iniciou sua atividade para melhorar sua condição de vida, ao observar uma chance para empreender. Em um sentido mais amplo, ele pode se entendido, também, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação de mulheres em altos cargos dentro de uma empresa.
Um levantamento realizado pelo Sebrae relevou que em 2021, o Brasil registrou 10,1 milhões de mulheres empreendedoras, tendo um aumento de 1,5 milhão desde o segundo trimestre de 2020 e comparado a 2019, um crescimento de 49%.
A feminização no mercado de trabalho faz parte de um ciclo histórico que motiva e retifica as mudanças de geração em geração, pois a mulher começa a assumir cargos diversificados, além de influenciar outras mulheres a também se tornarem empreendedoras.
De acordo com a pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 7 em cada 10 empreendedoras que possuem sociedade, tem sócias mulheres, além de contratarem o público feminino, já que 45% dos empreendimentos liderados por mulheres são majoritariamente femininos.
Vanessa Kawashima, empreendedora e estudante de Publicidade e Propaganda, é sócia de uma loja de roupa no shopping Iguatemi e sempre teve vontade de montar o próprio negócio. Anos atrás, ela começou com uma lojinha de papelaria também no shopping, desde então, relata que gostou do ramo. “Desde pequena sempre inventava alguma coisa para vender e ganhar um dinheirinho para comprar bala… Vendia bijuterias, artesanatos, doces… Mas fui ter o meu primeiro CNPJ com 34 anos. Foi a vontade de ter um negócio próprio com a necessidade de dividir meu tempo com a minha filha”.
Para estar nesse meio, o estudo e a determinação são pontos cruciais. É necessária a disposição em se adaptar às curvas do empreendedorismo e não se abalar pelos desafios. “Empreender é sair da zona de conforto do CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). É arriscar e saber que pode ou não dar certo. E não se desesperar se der errado. Ser persistente e realista”, afirma Vanessa.
Em relação ao empreendedorismo por franquia, que é definido pelo Blog Central Do Franqueado como um modelo de negócio que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how (sistema de conhecimentos práticos voltados para o ‘saber fazer’ que trazem vantagens competitivas ao empreendimento) e direito de distribuição, Kawashima relata que: “Ser um franqueado não é tão fácil quanto imaginam. A franquia dá um suporte comercial, mas a administração e vendas dependem do franqueado”. Com isso, a empreendedora acredita que “Conhecer e entender os números do seu negócio”, são elementos fundamentais.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o ramo do empreendedorismo não só no meio feminino, mas no geral, existe uma feira empreendedora em Fortaleza que acontece mensalmente, com trabalhos diversificados, ao ar livre e o consumidor poderá realizar compras a partir de R$ 50 reais.
Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local, a cada edição da feira empreendedora Zen é disponibilizada um espaço para as marcas de diferentes segmentos, com trocas de experiências, divulgação do trabalho de cada empreendedor e um momento de lazer com a família e amigos. Caso deseje participar, é só entrar em contato através do Instagram @feirinhazen.
Serviço:
Zen – Feira Empreendedora
Endereço: Praça Luiza de Távora, Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota
Data: 28 e 29 de maio de 2022
Horário: das 16h às 22h