Data foi instituída para ser um dia de conscientização e divulgação de informações sobre essas espécies, que estão entre as mais antigas do planeta
Ela é símbolo de resiliência, mostrando que mesmo devagar, o que importa é a persistência. A tartaruga é um animal com inúmeras qualidades e hoje (23) é o dia dela. Com o objetivo de alertar contra o desaparecimento de espécies, a data é celebrada desde 2000 com diversas campanhas da American Tortoise Rescue, uma organização dedicada ao resgate, reabilitação, adoção e proteção de todas as espécies de tartarugas e à proteção de seus ambientes.
Aqui no Ceará, são abrigadas as espécies tartaruga verde, tartaruga de pente, tartaruga oliva, tartaruga cabeçuda e tartaruga de couro. Infelizmente, todas estão ameaçadas de extinção por causa das atividades humanas como a caça ilegal, destruição do habitat e as mudanças climáticas.
Iniciativas são importantes para a conservação da espécie e conforme a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), teremos o primeiro equipamento para atendimento emergenciais destes animais, que pretende ser entregue até julho deste ano. O quarentenário de tartarugas do Ceará será uma estrutura para evitar a morte desses animais e contará com apoio de veterinário, oceanógrafo, agentes ambientais e voluntários.
Ver essa foto no Instagram
Fazem parte da iniciativa a equipe do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e membros do Instituto Verdeluz. O equipamento vai funcionar no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (Ceac) do Labomar, na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Eusébio. Essa estrutura já existe e recebe adaptação para abrigar o quarentenário.
No Brasil, as tartarugas-marinhas são protegidas pelo Projeto Tamar, uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e um modelo para outros países, em que existe uma grande variedade de espécies de tartarugas: tartarugas terrestres (conhecidas como jabutis), de água doce e de água salgada.
Com pequenos gestos e atitudes, é possível ajudar a preservar as espécies de quelônios. Confira abaixo algumas dicas da American Tortoise Rescue: