Com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo, o novo Audi Q3 começa a ser comercializado no país. Disponível nas opções de carroceria SUV e Sportback e nas versões Performance quattro e Performance Black quatrro, o modelo é importado da Hungria e os preços começam a partir de R$ 315.900. A partir do segundo semestre, a produção será realizada localmente na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Na dianteira, o veículo traz a já conhecida grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black. Os faróis Full-LED integram as luzes diurnas dinâmicas. Em relação às dimensões, são 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 2,68 metros entre eixos.
Dentro da cabine, temos a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conexão com Apple CarPlay e Android Auto e o Audi Virtual Cockpit totalmente digital com tela de 10,25 polegadas, que exibe as principais informações do veículo. Há também assentos esportivos com ajustes elétricos, duas portas USB, ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional com diferentes modos de condução.
Com função hands-free, o porta-malas acomoda 530 litros, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados. Para a segurança, há assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go. O sistema de aviso de saída de faixas é oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. Já o teto solar panorâmico é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.
Associado à nova transmissão tiptronic de oito velocidades, está o motor 2.0 TFSI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231 cv de potência. O conjunto oferece aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.