Tecnologia chega com a promessa de acessibilidade para pessoas com deficiência ao ser capaz de diferenciar os limites da boca, distinguindo a pele dos lábios e do rosto, tornando o item de make mais inclusivo
Uma tecnologia pioneira e inovadora que vai usar inteligência artificial foi criada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR. Trata-se de um produto capaz de aplicar batom automaticamente, sem borrar, respeitando os limites da mucosa, diferenciando a pele dos lábios e do rosto com precisão.
Ainda em desenvolvimento, o dispositivo eletrônico permitirá que pessoas com deficiência visual ou com deficiência nos membros superiores possam usar batom sem qualquer dificuldade ou erro de contorno com o simples acionamento de um botão.
A tecnologia será desenvolvida para detectar diferentes tons de pele, independente de gênero e idade. O projeto já está com o primeiro protótipo funcional em desenvolvimento.
Como o batom inteligente vai funcionar
Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão.
Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.