Quarta geração da série, a Ford Pro Electric SuperVan é uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade da marca
O tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, foi cenário para a Ford revelar a Pro Electric SuperVan, quarta geração da sua linha de vans de ultra-alta performance.
Desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela empresa STARD, especializada em carros elétricos de competição, a nova van elétrica é a mais potente já produzida pela Ford: cerca de 2.000 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e chegando a mais de 300 km/h.
A Ford Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e um sistema especial de controle. O seu chassi foi desenvolvido especialmente para as pistas e é baseado na E-Transit, primeira versão elétrica da van.
A van de competição combina a estrutura de aço da E-Transit com paineis de carroceria em composto leve. O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em um carregador rápido padrão.
O interior tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma grande tela multimídia que controla os sistemas de conectividade, informação e também os cinco modos de direção que variam o mapa de torque, a frenagem regenerativa e outros parâmetros de resposta para rodagem em estrada, pista, drag, drift e rali.
O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit. Outro recurso novo é o modo de limpeza de pneus, que freia totalmente um eixo e libera a tração no outro, criando “burnouts” na frente ou na traseira,para limpar e aquecer os pneus antes das corridas.