O projeto vencedor será transformado em realidade com suporte da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina
Um projeto que une a deusa do Sol na mitologia japonesa, Amaterasu, a obra do artista Katsushika Hokusai “A grande onda de Kanagawa” e a cerejeira, árvore símbolo do Japão, foi o vencedor do “Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks”, realizado pela Nissan do Brasil. O objetivo era encontrar a pintura para o crossover da marca que melhor representasse a cultura japonesa e a proposta vencedora foi a do estudante de design Ricardo Munhoz Santiago Junior, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
A comissão julgadora do concurso era formada por profissionais das áreas de Design, Marketing e Comunicação da Nissan e recebeu projetos de universitários de várias instituições de ensino. As avaliações tiveram como base três pilares principais: originalidade, criatividade e adaptação ao tema do concurso.
“Eu sempre gostei e tive muito interesse pela cultura japonesa, então a minha primeira ideia foi retratar a tradição e a religião do Japão. Fui pesquisar um pouco mais e foi assim que acabei chegando na Deusa do Sol Amaterasu, que resolvi representar com o Sol na lateral. A Grande Onda de Kanagawa é uma obra de Hokusai muito conhecida e prestigiada, inclusive é a capa da biografia ilustrada do pintor, que estou lendo. E, por fim, a cerejeira que é uma imagem que todos associam ao Japão, suas lindas flores rosas sendo espalhadas no outono”, explica o vencedor Ricardo Munhoz Santiago Junior. “Achei uma iniciativa maravilhosa poder homenagear os imigrantes que, com muita coragem, vieram em busca de uma vida nova”, complementa.
O projeto vencedor será transformado em realidade com suporte da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina. Um Novo Nissan Kicks receberá a aplicação da pintura e o veículo será uma das atrações do estande da Nissan no Festival do Japão, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de julho, na cidade de São Paulo.