Saúde, praticidade e tecnologia andam juntos na tendência do relógio inteligente
Por José Gabriel Damasceno
Seja pelo estilo ou pela utilidade, os relógios inteligentes chegaram para ficar! Entre os diversos motivos para adquirir um estão o cuidado com a saúde, já que eles podem ajudar bastante a detectar sinais do corpo, como medir a pressão arterial. Mesmo que devagar, o relógio se tornou um forte aliado do smartphone e juntos eles estão ajudando a revolucionar a tecnologia.
De acordo com dados da Counterpoint Research, em 2021, as vendas de smartwatches subiram 24%. Apenas no quarto trimestre, foram comercializados 40 milhões de unidades do device. A gigante Apple lidera o segmento com 30,1 % de participação de mercado. A Samsung e Huawei são respectivamente, a segunda e terceira colocadas. A aderência aos smarts fez com que marcas tradicionais, como a Montblanc, também mudasse o perfil de seus relógios, agregando funções tecnológicas em suas utilidades.
No entanto, o que alavanca a popularização dos smartwatches são clientes que procuram saúde e bem-estar. Quem pratica exercício físico, seja corrida de rua, natação ou crossfit, vê no acessório uma forma de monitorar a evolução pessoal a cada exercício.
Mesmo não utilizando mais o acessório, a perita judicial Giovana Leal diz que ele auxilia bastante no bem-estar. “Como não utilizava todas as funções, apenas olhava os passos que percorria, parei de carregá-lo. Mas para quem utiliza mesmo e faz exercícios, ele ajuda muito! Mostra os batimentos, oxigenação do sangue, calorias gastas, pressão.”
Revolução na área da saúde
O uso do acessório na área da saúde pode ir além e ajudar médicos a monitorarem seus pacientes. No Reino Unido, pesquisadores da Universidade de Oxford testaram uma forma inédita de acompanhar e estudar a evolução da doença de Parkinson. A partir de um smartwatch e um celular, cada paciente é acompanhado diariamente. O objetivo é captar detalhes sutis da doença e que, no futuro, isso ajude no desenvolvimento de técnicas para o diagnóstico precoce da condição.
Praticidade no pulso
Quem gosta de sair de casa e ter praticidade na hora de fazer compras também pode ter isso na palma da mão, ou melhor, no pulso. Os relógios inteligentes possuem também carteiras digitais que possibilitam na hora de realizar o pagamento ao somente aproximar o acessório da maquininha.
Portanto, seja para combinar com o seu estilo esportivo ou por motivos de saúde ou ainda pela praticidade tecnológica, os smartwatches já conquistaram seus espaços em um mundo moderno que avança cada vez mais rápido.