Morar em um paraíso é o sonho de muitos. E que tal ganhar para morar em uma ilha paradisíaca? Parece mentira, mas não é. Contudo, há ressalvas para quem deseja se candidatar para morar na Sardenha, na Itália.
Vamos às vantagens: o governo local está oferecendo 15 mil euros, algo em torno de 75 mil reais, para quem mudar para a ilha. A intenção é atrair população jovem, já que o número de habitantes está caindo cada vez mais na zona rural. O governo pretende investir até 45 milhões de euros para subsidiar os novos moradores, o que pode alcançar até três mil pessoas.
Quem deseja pleitear um desses subsídios deve se mudar para a ilha onde, atualmente, vivem menos de 3 mil pessoas. Outra regra é que o dinheiro seja usado para comprar ou reformar uma casa na região. A subvenção não pode exceder metade do custo total da casa ou reforma e o governo nem sempre entregará a quantia total de 15 mil euros.
Para garantir o subsídio, os beneficiários terão que morar na nova propriedade por tempo integral e devem ainda realizar um registro para residência permanente na Sardenha por 18 meses após a chegada.
Um dos motivos que levou o governo local a implementar essa política é a idade média dos italianos, que já chega a quase 46 anos. Esse número deve subir para 50,7 em 2050. A população total deverá diminuir em quase 20% até 2070, de 59,55 milhões para 47,6 milhões em 2070. A situação fica ainda mais grave nas área rurais, como na ilha da Sardenha;