Hoje, dia 27, comemoramos o Dia do Turismo. data, criada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, tem como objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural desta atividade.
Para além de viajar, o turismo proporciona novos conhecimentos e memórias para quem visita uma determinada região, podendo vivenciar de perto a cultura e história daquele lugar.
A data é uma boa oportunidade para organizar e agendar um turismo por locais incríveis dentro do nosso estado, que possui muito mais do que praias. Separamos abaixo quatro destinos cearenses para sua próxima viagem:
Rota Verde do Café
Na região do Maciço de Baturité, há 154 quilômetros da capital Fortaleza, o Ceará reserva para seus viajantes a rota Verde do Café. Nesta região, está uma área de proteção ambiental de mais de 32 mil hectares de terra, onde é feito o desenvolvimento regional sustentável do grão.
A cidade mais próxima da área é Baturité. De lá são apenas alguns quilômetros de subida até chegar a região. Além de ir em uma excursão, é possível ir também de carro, através da CE-060 ou a BR-222.
Juazeiro do Norte
A terra do padre Cícero costuma reunir fiéis através da fé e devoção ao sacerdote cearense. Um dos principais pontos turísticos é a Colina do Horto, onde fica a estátua dedicada ao religioso, que tem 27 metros de altura.
Anualmente, o lugar atrai cerca de 2,5 milhões de pessoas. Além do monumento dedicado ao padre, também são procurados pelos turistas o Museu Vivo do Padre Cícero, o muro que marca a Sedição de Juazeiro, de 1914, e a Igreja de Bom Jesus do Horto.
Quixadá
O sertão cearense é uma boa opção para um turismo diferente. Em Quixadá, há monólitos com trilhas para quem curte aventuras, além de ocorrer prática de voo livre. A paisagem revela ainda a famosa Pedra da Galinha Choca e o açude Cedro, o primeiro do Brasil, construído ainda na época do império.
Aracati
Situada no litoral leste a 148 km de Fortaleza, a cidade tem atrações que vão desde um centro histórico centenários até suas belas praias como Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba. O município inclusive participa da Rota das Emoções, um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral cearense, piauiense e maranhense.