4 anos atrás o lendário BMW M1 era lançado, desenvolvido e criado exclusivamente pela BMW M, divisão esportiva da marca. Até então o veículo foi o único, mas agora tem um companheiro com a chegada do XM, o segundo carro desenvolvido e criado exclusivamente pela BMW M, além de ser o mais potente já produzido em toda a história da marca, e o primeiro híbrido.
A marca pareceu explorar bem os detalhes, começando pelas linhas marcantes na dianteira, seguindo na traseira com a dupla ponteira vertical de escapamento, incorporada ao para-choque. As rodas podem ser de até 23 polegadas e possuem visual exclusivo.
Por dentro, a cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono, revelando itens como o Live Cockpit Professional composto por duas enormes telas, que fazem as funções de painel de instrumentos e multimídia. Há ainda BMW Head-Up Display, sistema de som Bowers & Wilking com 1.500W de potência, BMW Driving Assistant com diversos auxílios para a segurança do motorista e passageiros, Active Cruise Control e Parking Assistant Plus.
O modelo híbrido é equipado com um motor V8 M TwinPower Turbo a gasolina de 585 cv de potência e 750Nm de torque, que combinado com um motor elétrico, resultam na potência de até 748cv e 1.000Nm de torque. O câmbio M Steptronic tem oito marchas e toda a potência é distribuída entre as quatro rodas pelo BMW M xDrive, que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico. Movido apenas a baterias, o XM pode percorrer até 88 quilômetros e atingir a velocidade máxima de 140km/h.
O novo BMW XM começa a ser produzido em dezembro e chega ao mercado norte-americano ainda em 2022. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.