Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton participou ontem (07) de uma sessão solene na Câmara dos Deputados para receber o título de cidadão honorário do Brasil. A honraria foi concedida após a vitória do piloto britânico no GP do brasil de 2021, quando deu uma volta adicional no autódromo com a bandeira brasileira, repetindo o gesto do piloto Ayrton Senna em 1991.
Essa é a primeira vez que o governo brasileiro concede o título, que foi proposto pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), destacando a representação do piloto com o que a humanidade mais precisa: unir as pessoas por meio do esporte, da proteção ambiental e da igualdade racial.
“Estou incrivelmente honrado por receber o título de cidadão honorário do Brasil hoje. Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa”, disse antes da cerimônia.
O piloto está no Brasil para o GP de São Paulo deste ano, que acontece no próximo domingo, dia 13. Hamilton já ganhou a corrida do Brasil em três oportunidades, 2016, 2018 e 2021.