A linha 2023 do Novo Polo recebe novidades na versão esportiva GTS, que já pode ser encomendado nas concessionárias. Sem opcionais e com preço sugerido de R$ 145.790, o hatch trouxe uma nova dianteira com faróis LED Matrix, DRL duplo e a conhecida linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos. Na parte inferior, a tomada de ar agora traz iluminação auxiliar em LED e novo desenho em estilo de colmeia.
Na traseira, os novos para-choques recebem um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva. Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado.
Por dentro, a cabine recebeu acabamento escurecido e costuras em vermelho no volante, nos bancos esportivos com emblema GTS e no painel revestido em couro. No console central, a nova manopla de cambio acompanha um carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás. Há também a conhecida central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e o Active InfoDisplay. Todos receberaam grafismos e detalhes em vermelho característicos da esportividade da sigla GTS.
O Polo GTS 2023 recebe motorização 1.4 turbo de 150 cv de potência e e 25,5 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.