Prefeitura de Eusébio inicia campanha de coleta seletiva para a população


As visitas residenciais terão início em fevereiro e prosseguem até novembro


30 jan 2023 | Noticias

Você sabe como descartar um lixo corretamente? Em nosso país, apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo. Esse índice fica abaixo de países como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).

O Brasil tem muito potencial para aumentar a reciclagem, mas alguns fatores contribuem para a estagnação, a começar pela falta de conscientização e de engajamento do consumidor na separação e descarte seletivo de resíduos. Por isso, a Prefeitura de Eusébio divulgou o calendário de visitas casa a casa com o objetivo de ampliar a adesão da população à coleta seletiva. As visitas terão início em fevereiro e prosseguem até novembro.

Durante a ação, os agentes ambientais vão distribuir material de divulgação da coleta mostrando o que pode ser reciclado, falando sobre a importância da separação do lixo reciclável do comum. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Stella Barros, as visitas tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância da coleta seletiva e sobre os cuidados que devemos ter com relação ao meio ambiente, “ao mesmo tempo que mostramos o que esse projeto vem fazendo pelos catadores, dando aos mesmos dignidade e renda para o sustento de suas famílias”, disse.

A coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima, destaca que a coleta coletiva no ano passado recolheu 380 toneladas de resíduos sólidos recicláveis que foram comercializados com empresas de reciclagem, possibilitando o sustento dos catadores associados na Associação dos Catadores e Catadoras de Eusébio (ACCEU). Atualmente a coleta é feita por dois caminhões e 30 catadores. Para este ano, a meta é recolher 43 toneladas por mês.

O prefeito Acilon frisou que o objetivo da ampliação da coleta seletiva é criar a cultura de corresponsabilidade da população com relação a preservação do meio ambiente. “Ao expandirmos essa prática para todos os bairros, vamos ter uma cidade mais limpa e teremos também a redução dos gastos públicos, com a redução do envio de resíduos para o Aterro Sanitário de Aquiraz”, ressaltou.

Os trabalhos serão iniciados pelo bairro Centro, na primeira quinzena de fevereiro e prosseguem a Lagoinha, na segunda quinzena. O calendário segue no mês de Março, nos bairros Coité e Tamatanduba; em Abril, no Parque Havaí, Urucunema e Vereda Tropical; Maio, Autódromo, Novo Portugal e Mangabeira; Junho, Precabura, Cararu e Quadras; Julho, nas Guaribas, Pires Façanha e Amador; em Agosto no Coaçu e Encantada; Setembro, no Santa Clara, Cidade Alpha e Santo Antônio; em Outubro, no Jabuti e Timbu e em novembro no Olho D’água.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078