Após nove anos de produção e inúmeras histórias, a sexta e atual geração do Camaro sairá definitivo de linha da fábrica de Michigan em janeiro de 2024. A decisão foi confirmada pela GM e os últimos exemplares estarão na edição especial Collector’s Edition, disponível nas configurações RS, SS e ZL1. De acordo com a marca, a edição será uma homenagem ao desenvolvimento da primeira geração do Camaro na década de 1960, incluindo o codinome inicial do programa, que se chamava Panther. Mais informações estarão disponíveis perto do início dos pedidos, que acontecerá nos próximos meses.
A despedida do modelo vinha sendo especulada há algum tempo, já que suas vendas não estavam boas. Em 2020, o esportivo teve apenas 29.775 unidades comercializadas, sendo o pior volume comercial dos últimos 20 anos. No Brasil, ele registrou no acumulado de 2022 apenas 53 unidades. “Enquanto nos preparamos para dizer adeus à geração atual do Camaro, é difícil exagerar nossa gratidão a cada cliente do Camaro, funcionário da linha de montagem do Camaro e fã de corrida”, disse Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet. “Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história do Camaro.”
A substituição faz parte do profundo processo de transição que a General Motors vem promovendo internamente, passando de carros a combustão para modelos EV. A partir de 2035, praticamente todos os veículos vendidos pela empresa nos EUA terão propulsão elétrica.