Assim como as roupas e os gestos, a casa é um espaço que revela o modo como as pessoas se expressam, trazendo detalhes que envolvem cores, texturas, móveis, e até a tecnologia. Esta última tem evoluído e permeado bastante a rotina em diferentes aspectos, incluindo a residencial.
Basta dar uma olhada na última edição do estudo QuISI que as empresas Qualcoom e IDC fizeram, revelando que 98,1% dos brasileiros usam o smartphone para se comunicar e executar tarefas cotidianas que, sem o dispositivo, exigiriam deslocamento físico. O mesmo estudo mostra também que 67,3% dos entrevistados estão familiarizados quanto ao conceito de casa inteligente, mas apenas 4,3% deles possuem pelo menos um dispositivo inteligente em casa.
Também conhecidas como “smart homes”, as casas inteligentes tornaram-se tendência nos últimos anos e é reflexo de como as residências serão no futuro: conectada, prática e econômica. Essa nova forma de morar envolve o uso da tecnologia para tornar a rotina doméstica mais simples e funcional, como é o caso da automação residencial.
Muitas empresas já entendem que incorporar esse tipo de tecnologia é um diferencial importante no mercado, como é o caso da Exklusive Home & Business. Localizada na aldeota, a loja de tecnologia residencial e empresarial possui em seu catálogo uma série de produtos eletrônicos e eletrodomésticos com design diferenciado, bem como os serviços de automação.
O diretor comercial Erivelton Oliveira diz que a entrada da inteligência artificial no mercado fez com que a tendência da automação aumentasse e influenciasse nas vendas da loja. “Hoje vendemos por mês de três a quatro automações que nos anos anteriores eram três por ano.” Apesar disso, ela destaca que automação não é algo fácil de vender, pois existem pessoas que ainda são resistentes quanto à tecnologia.
Erivelton explica que uma casa é capaz de automatizar basicamente tudo, porém as pessoas utilizam mais para a parte de iluminação, ar condicionado, sistema de som, cortinas, fechaduras e câmeras. “O céu é o limite para a automação!” Ele também comenta que atualmente a sensação são os comandos por voz, como a Siri e a Alexa, assistentes virtuais da Apple e Amazon, respectivamente.
Quando a automação chegou ao mercado, Erivelton lembra que era caro e complicado, necessitando de um especialista que cuidava de todo o processo que envolvia a tecnologia. “Antigamente uma automação custava mais de cem mil reais. Hoje você consegue fazer a partir de vinte mil reais. A inovação tecnológica permitiu que a automação se tornasse mais fácil e menos cara.” Para ele, a tendência do futuro se resume a inteligência com automação. Ambos não oferecem apenas comodidade, mas economia de recursos e aumento de segurança.
Se entender a forma como a automação funciona seja difícil, seu objetivo é tornar a vida mais fácil. Um simples toque no controle remoto ou via aplicativo no celular faz com que a luz se apague, o ar-condicionado fique na temperatura ideal, o sofá se ajuste na posição escolhida e a televisão ligue juntamente com o sistema de som no volume adequado. O resultado de tudo isso é a integração entre os equipamentos, que identifica os padrões pré-estabelecidos e executa através de comandos ou automaticamente.
O diretor da Exklusive ressalta que mesmo que o investimento seja alto no início, o sistema de automação proporciona um retorno econômico no decorrer do tempo. “Iluminações inteligentes podem ser programadas para controlar o consumo de energia, assim como os sistemas inteligentes de irrigação para controlar o fluxo e economizar água. Já os eletrodomésticos inteligentes também passam a diminuir os custos, controlando quando se deve ligar e desligar o equipamento.”
De acordo com mapeamentos realizados pela WGSN, agência global de previsão de tendências, até 2020 o mercado de automação residencial deverá movimentar cerca de US$ 100 bilhões em todo o mundo. Quando trazemos para o Brasil, a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) revela que das 63 milhões de residências brasileiras, apenas 300 mil têm alguma automação, entretanto a expectativa é que, em dois anos, a tecnologia chegue a dois milhões de lares.
Simplicidade, acesso e acessibilidade são alguns dos fatores mais importantes na criação de casas inteligentes, que serão uma visão muito comum à medida que a tecnologia avança e o acesso as pessoas aumenta. A consequência para isso tudo é o propósito da automação residencial – tornar a vida mais descomplicada.
Serviço:
Exklusive Home & Business
Av. Dom Luís, 545 – Meireles
@exklusive_homebusiness