Foi no finalzinho de agosto de 2022 que a Audi anunciou oficialmente sua entrada na Fórmula 1 a partir de 2026, tendo a equipe de corrida Sauber como parceira. Hoje (18), a fabricante alemã aproveitou para apresentar pela primeira vez ao público o seu projeto de Fórmula 1 no Salão do Automóvel de Xangai, que acontecerá até o próximo dia 27.
O primeiro projeto do propulsor, formado pelos motores a combustão, elétrico, bateria e unidade de controle eletrônico, está programado para entrar na fase de testes antes do final deste ano. Além disso, o simulador de desenvolvimento dinâmico usado no centro técnico para a produção de motores na cidade de Neuburg, na Alemanha, será levado aos padrões da Fórmula 1 e contribuirá ainda mais na criação do novo propulsor da Audi.
Já a partir do segundo semestre deste ano, serão instalados em um novo prédio com área de aproximadamente 3.000 metros quadrados, equipamentos de teste para o desenvolvimento dos motores elétricos. Os regulamentos que serão aplicados a partir de 2026, focam em maior eletrificação, e o sistema de transmissão elétrico terá quase tanta potência quanto o motor de combustão. Os motores turbo de 1.6 litros altamente eficientes serão alimentados por combustível sintético sustentável.