A onda elétrica e imensurável do BYD Dolphin


Novo veículo elétrico conquistou o mercado e promete mudanças significativas no setor


5 jul 2023 | Automóveis e outros

Uma nova era para a eletromobilidade pode ser observada no Brasil, principalmente com a industrialização focada no setor. Prova disso são os investimentos da montadora chinesa BYD, que chegou ao país em 2015 quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2021, iniciou a comercialização de seus automóveis de passeio com cinco modelos disponíveis, tendo o último sido lançado no final de junho.

Com esse quinto modelo, o BYD Dolphin faz a sua estreia como o veículo com melhor eficiência energética do mercado brasileiro, segundo o Inmetro, além de se posicionar como um dos elétricos mais acessíveis do nosso mercado por R$ 149.800. O novo modelo gerou uma surpresa positiva no mercado, resultando em mais de 1.000 unidades comercializadas desde o dia do seu lançamento, estabelecendo um recorde inédito de vendas para automóveis elétricos no país. Além do preço, outros atributos conquistaram o público, como seu pacote de equipamentos em segurança e tecnologia.

Com design assinado por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, dois ícones do design automotivo internacional, o Dolphin é o primeiro lançamento da linha Ocean, inspirado no ambiente marinho. O modelo utiliza a plataforma e-Platform 3.0, desenvolvida para modelos 100% elétricos, trazendo comprimento de 4,12 metros e um entre-eixos de 2,70 metros. No porta-malas, sua capacidade é de 345 litros (1.310 litros com o banco traseiro rebatido).

Com capacidade para cinco ocupantes, carrega o pacote de baterias de lâmina (Blade) com 44.9kWh de capacidade que, com uma carga completa, roda 291 quilômetros segundo dados do Inmetro. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. Para recarregar a bateria, com um adaptador é possível usar uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de vinte a oitenta por cento em 25 minutos.

Por dentro, o Dolphin traz um bom custo-benefício de itens. Começando pelo sistema multimídia com uma tela de 12,8 polegadas que possui rotação para posição vertical e horizontal, seis alto-falantes, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, comando de voz em português e com o carro parado, é possível jogar videogame e cantar no karaokê. Outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. Você consegue abrir seu BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta.

O BYD compacto traz de série 6 airbags, volante multifuncional, acesso sem chave, botão de partida, controle de cruzeiro, ar condicionado automático, atualizações remotas (OTA), freio de estacionamento eletrônico, auto hold e câmera 360º em HD. O novo modelo também é uma fonte de energia. O BYD Dolphin possui a função sistema VtoL (Vehicle to Load), com o uso de um adaptado a bateria se transforma numa fonte de energia que pode utilizar equipamentos externos como uma cafeteira, um laptop e até uma luminária.

Podendo escolher entre as cores cinza, rosa ou amarelo, o BYD Dolphin conta com garantia de 5 anos ou 200 mil quilômetros, além da garantia das baterias de 8 anos ou a mesma quilometragem. Uma boa surpresa para o crescimento contínuo do mercado de carros elétricos no Brasil. Ainda há chances dele ser produzido na fábrica que a BYD anunciou na Bahia e entrará em operação em 2024.

Com investimento de R$ 3 bilhões, o complexo de Camaçari (que antes pertencia a Ford) será composto por três fábricas. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

 

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078