O recesso de final de ano corresponde a uma das épocas mais esperadas pelas pessoas. Por aqui, utilizamos esse tempo para uma melhor avaliação de um carro, por ser um período mais longo, ao invés dos sete dias de um teste que acontece durante o ano. Para a virada 2023/2024, ficamos com o Peugeot 2008 Griffe THP 1.6, que é um utilitário esportivo (mais conhecido como SUV) compacto conhecido no mercado brasileiro.
Lançado no Brasil em 2015, o modelo nunca esteve entre os mais vendidos da categoria, mas conseguiu uma atenção extra quando passou a ficar sob o comando da Stellantis. A marca do leão ganhou um novo rugido e fez com que o 2008 tivesse um atrativo custo/benefício para os consumidores. Com um visual agradável e bons equipamentos, no dia a dia ele mostra ser um automóvel muito familiar com sua direção elétrica, ar-condicionado digital e central multimídia com câmera de ré, conexão Apple CarPlay e Android Auto, USB e Bluetooth. Oferece ainda retrovisores elétricos, bancos revestidos em couro, teto solar panorâmico e seis airbags.
O espaço interno é agradável e traz considerável conforto para seus ocupantes. O volante é acertado e garante uma boa direção, principalmente ao deixar o quadro de instrumentos em um lugar mais alto e com melhor visibilidade para o motorista. Poderia ser melhorado o isolamento acústico do veículo, já que percebemos alguns barulhos vindo da traseira, o que resulta em alguns incômodos.
Mas o grande destaque do bom comportamento do SUV é o motor THP 1.6 turbo de 173 cv e 24,5 kgfm de torque. Esse motor já tem mais de 10 anos de utilização nos modelos da marca na França e sempre entregam uma excelente performance. Juntamente com o câmbio automático de seis marchas, o resultado agrada quem dirige, porém é bom ficar de olho no consumo de combustível. Mesmo utilizando apenas gasolina, ele bebe consideravelmente. Não conseguimos um número muito favorável, ficando um pouco mais de 7 km/l na cidade e perto de 11 km/l nas rodovias.
Para quem deseja um carro moderno e útil na rotina, o Peugeot 2008 é uma boa compra. Entretanto, vale a pena mencionar que o modelo atual fabricado em Porto Real (RJ), deixou de ser produzido em 2023. As informações dão conta de que ele será feito na Argentina e lançado em uma nova geração ainda em 2024. Mudanças são sempre bem vindas, afinal, ano novo, vida nova.