Carros, Arte, Design e Educação. Juntos, esses quatro elementos se transformaram em premissa para o novo ponto turístico brasileiro que será inaugurado no dia 28 de novembro, em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Estamos falando do CARDE, museu que contará a história do Brasil por meio dos automóveis. Localizado em um prédio de seis mil metros quadrados, envolto por uma floresta preservada de araucárias, o museu é de se admirar e impressionar com sua iluminação teatral, cenografia rica em detalhes e muita tecnologia.
Com curadoria do grande artista visual e cenógrafo Gringo Cardia, responsável pela criação de vários shows de artistas nacionais e internacionais, o espaço conta com ambientes imersivos montados a partir de detalhado estudo histórico para somar referências de época. São mais de 100 veículos expostos rotativamente, que fazem parte de um acervo com 500 automóveis, apresentados no contexto histórico e artístico da época de cada um, levantado em trabalho em parceria com o jornalista Ernesto Paglia. Além dos carros antigos e históricos, o CARDE também contempla obras de artes de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Zanine Caldas Frans Krajcberg, Vik Muniz, entre outros, como quadros, gravuras, joias e esculturas.
Ao iniciar a jornada no CARDE, o visitante é convidado a explorar um mundo de possibilidades e conhecimento. O saguão de entrada abriga um cenário impactante onde um dos automóveis brasileiros mais raros, o Brasinca Uirapuru (1964), surge adornado com uma pintura indígena no topo de um cajueiro de metal, com folhagens de crochê. A trama de fios coloridos percorre o salão, resultado do trabalho de 200 mulheres do projeto social Instituto Proeza, de Brasília. A instalação contou com a participação dos artistas Daiara Tukano, Caripoune Yermollay e Rudá Jenipapo, que foi o responsável pela escultura e pintura do Brasinca.
Seguindo adiante, o térreo se divide em nove salas temáticas, entre elas, a de Carros Governamentais, da História do Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, que inclui a história do engenheiro João do Amaral Gurgel, responsável pela fábrica Gurgel, com a proposta de produzir veículos 100% nacionais. A sala exibe vários documentos originais da fábrica e duas criações, um Itaipu E-400 elétrico e um pequeno jipe X-12.
Entre os destaques, está a sala “Uma grande história de amor”, sobre o relacionamento do empresário Henrique Lage e da cantora lírica Gabriella Besanzoni nos anos 1920. O casal vivia no palacete do atual Parque Lage, no Rio de Janeiro, e ele presenteou sua amada com um Isotta Fraschini, um dos carros mais luxuosos do mundo à época. Outro modelo histórico que está em exibição é o Lincoln K, de 1938. Encomendado pelo ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, ele serviu de carro oficial em diversas visitas de chefes de Estado pelo Brasil, transportando, entre eles, Getúlio Vargas, a rainha Elizabeth II e o Papa João Paulo II.
Há também o Fusca conversível que conduziu Juscelino Kubitschek na inauguração oficial da fábrica da Volkswagen, na Via Anchieta, e dois carros originais da equipe Willys, que dominou o automobilismo brasileiros nos anos 1960. O avanço no tempo leva aos carros dos anos 50 e 60, exibindo modelos como Cadillac Eldorado 1955, Chevrolet Corvette 1959, Mercedes 300 SL Roadster e tantos outros.
Ao subir para o primeiro andar, o visitante vai se deparar com tecnologias imersivas e mais supercarros, como um raro Jaguar XJ 220, uma Lamborghini Diablo e um McLaren Senna GTR XP. O museu preparou também uma experiência de pilotar uma Ferrari Testarossa, que foi restaurada e transformada em um simulador avançado, onde é possível pilotar em circuitos com uma tela imersiva de 9 metros de largura.
Com um investimento de mais de R$ 100 milhões, o grandioso CARDE é uma iniciativa de Lia Maria Aguiar e sua Fundação. Herdeira de parte do Bradesco, ela mantém desde 2008 a instituição sem fins lucrativos, dedicada a projetos socioculturais para crianças e adolescentes em Campos do Jordão. Luiz Goshima é o idealizador do projeto e diretor executivo do museu. O ponto inicial foi a aquisição de exemplares do falecido colecionador Og Pozzoli, considerado um dos mais seletos acervos de automóveis antigos do mundo.
Próximo ao museu, há um espaço com uma ampla biblioteca especializada em preservar e documentar materiais sobre os automóveis, design e a história do Brasil, incluindo também uma escola de restauro automotivo especializado em carros antigos, cuja tarefa da primeira turma foi restaurar um Ford T, de 1923, que será exposto com destaque no CARDE. Um passeio imperdível para imaginar, sentir e viver.
Serviço
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão — SP, CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547