Aniversário de Fortaleza: os 297 anos da Terra da Luz


Conheça projetos e obras que contam a história da cidade por meio da arte e cultura


13 abr 2023 | Cultura

Por Gabriela Guasti

“Eu só quero dizer
Que é a cidade é a luz
Que ilumina os meninos risonhos
Além da imaginação
Te levo em meu coração”
Fagner

A história da capital que inspirou grandes nomes da música brasileira e que continua a encantar diversos poetas espalhados pelo seu litoral, começou com um forte e uma batalha. Desde então, são 297 anos de resistência, criatividade e transformação que moldaram a história de todos os filhos da Terra da Luz. 

Nossa querida Fortaleza cresceu a partir do forte em forma de estrela que inspirou seu nome. A construção foi erguida pelos holandeses no início do século XVIII para defender o território de invasões, mas concretizou-se como um destaque atemporal na paisagem da cidade. 

A cidade começou a crescer com a tomada do controle do território pelos portugueses, que incentivaram seus compatriotas a criarem raízes no local e a aproveitar a localização estratégica e o clima mais ameno para desenvolver seus negócios. Assim, em 13 de abril de 1726, a até então cidadela foi elevada à categoria de vila, marcando o nascimento oficial de Fortaleza. 

Seu destaque nacional aumentou nos séculos seguintes e Fortaleza continuou a evoluir em riquezas, diversidade e tamanho, tornando-se palco de grandes eventos. Hoje, a capital do estado dos ventos é um mosaico de todos os pedaços de sua história, englobando construções e costumes antigos que se mesclam com recorrentes transformações para criar um lar único e encantador para os seus mais de dois milhões de habitantes. 

Para evitar que parte dessa rica história se perca neste mar de mudanças, diversos fortalezenses se empenham para registrar e espalhar os diferentes olhares sobre a cidade. Conheça alguns desses projetos:

 

Ruas Biográficas

Você já parou para pensar nas pessoas que deram nomes para as ruas de Fortaleza? Emmanuel Montenegro, autor do livro Ruas Biográficas, começou sua obra com essa pergunta intrigante. 

Ao longo de oito anos, ele encontrou a resposta e estruturou seu livro a partir de 300 microbiografias de personagens marcantes da história cearense que, hoje, são conhecidos como ruas, avenidas, alamedas ou pequenas travessas. 

“Os nomes das ruas fazem parte da nossa história pessoal. Então, esse conhecimento nos dá uma sensação de pertencimento geográfico à cidade. O fato de você adquirir conhecimento sobre uma história de vida, enriquece a sua própria vida”, declara Emmanuel.

Serviço:
Disponível para venda através do Instagram @ruasbiográficas

 

Memórias de Fortaleza

Quem é fã de quebra-cabeças vai adorar desvendar este mistério histórico. No jogo Memórias de Fortaleza, conhecemos Isabel, uma menina curiosa que precisa ajudar seu avô a encontrar objetos pela casa para completar um antigo álbum de fotos da cidade. 

A cada foto achada, o avô se lembra de uma história do local, e entretém a menina, e o jogador, com narrativas maravilhosas.

Serviço:
Disponível para download na loja online Google Play.

 

Cidades Invisíveis

Para os adoradores de nostalgias menos clássicas, indicamos o livro de crônicas Cidades Invisíveis. Em seus 22 textos, a jornalista Kelly Garcia narra diversas aventuras que viveu nos principais pontos turísticos de Fortaleza durante as décadas de 1990 e 2000.

As crônicas abordam vários temas de maneira saudosa e relembram com carinho os tempos pré-pandemia. 

Serviço:
Livro digital disponível para a venda no site da Amazon.

 

Fortaleza Antiga 

E para os amantes de podcast trouxemos o Fortaleza Antiga, o podcast da Assembleia Legislativa do Ceará. Com episódios curtos e temas curiosos, o podcast traz uma narrativa cativante que nos abre portas inusitadas para o passado.

Serviço:
Episódios disponíveis no Spotify.

 

Projeto Fortaleza em Música

Para honrar a produção artística da capital cearense e cantar histórias a partir de diferentes pontos de vista, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará desenvolveu o Projeto Fortaleza em Música. 

Ativa a três anos, a empreitada conta com a participação de artistas de diversas idades que compõem melodias narrando histórias de vários pontos da Terra da Luz. Além das 200 canções já lançadas, o Fortaleza em Música já produziu um aplicativo, um álbum de figurinhas e um livro acadêmico.

Serviço:
O aplicativo oficial está disponível gratuitamente na Play Store.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078