A Prefeitura de Fortaleza realizou na última quarta-feira (30) a entrega de 80 novas bicicletas para o Bicicletar, o sistema de bikes compartilhadas da cidade, que já começaram a ser distribuídas nas estações. Com isso, mais de 1.200 bikes estão disponíveis para a população e até o fim do ano a expectativa é de que sejam entregues mais 80. Houve também a inauguração da 12ª estação do Mini Bicicletar, que está instalada na altura do Clube Náutico, na Beira-Mar.
De acordo com o prefeito José Sarto, são mais de 417 km de ciclovias com meta de chegar aos 500 km até o fim da gestão, além de destacar o registro de mais de 90 mil viagens por mês pelo Bicicletar. Até fevereiro de 2023, é esperado que o sistema tenha uma injeção de 300 bicicletas novas ao todo.
Outros investimentos foram anunciados, como a troca de 300 selins, a compra de 1 mil pneus da China com material mais resistente e a aquisição de 100 dispositivos esticadores de correntes desenvolvidos pela Serttel, empresa responsável pela manutenção das bikes, para evitar que os usuários precisem recolocar a corrente no lugar caso elas afrouxem. O dispositivo deve fazer isso automaticamente.
O Bicicletar conta com 192 estações espalhadas por toda a Capital, além de 12 estações do Mini Bicicletar, exclusivo para crianças, e 16 estações do Bicicletar Corporativo, voltado para os servidores municipais. Entre janeiro e novembro deste ano, já foram mais de 1 milhão de viagens realizadas, com uma média de 3.125 viagens diárias.