Todo dia é dia de comemorar!



26 mar 2021 | Gastronomia

Quase tudo tem uma data a se comemorar, seja um aniversário, uma boda, uma comemoração de trabalho, um renascimento de saúde. E não só nossas datas particulares. Temos dia da Paz Mundial, do Bombeiro, do Índio, Natal e Ano Novo, e tantas outras mais que se formos atentar, o calendário tem milhares de dicas de alguém ou algo que está renascendo, comemorando, confraternizando a cada dia!

E o que isso tem a ver contigo Leiliane? Sommelière, vinho? Ora! Tudo! Também temos muitas comemorações em torno das nossas taças amadas! E vou lembrar algumas das mais fáceis de marcamos na agenda e termos um ótimo motivo para abrir uma garrafa no tema!

MALBEC

Dia 17 de Abril. E nem preciso dizer dos Hermanos mendocinos para um mega Malbec na taça!

SAUVIGNON BLANC

Dia 03 de Maio harmonize com um ceviche e depois me diga se não vai lembrar-se da data por anos seguintes!

CHARDONNAY

A nossa rainha branca comemora dia 23 de Maio, mês dos brancos então!

CABERNET SUAVIGNON

30 de Agosto. Aproveita a dica, escolhe de presente do dia dos pais e já abre na sequência!

CHAMPAGNE DAY

Um dos mais emblemáticos, pois é glamour do começo ao fim do dia 20 de Outubro.

MERLOT

Seja do Novo Mundo, ou um Bordeaux chiquérrimo do Velho Mundo, o dia 07 de Novembro é de trazer da adega para a mesa.

ZINFANDEL

Queridinha americana é comemorada na 3ª quarta-feira do mês de Novembro, lembra dos vinhos do Napa Valley na Califórnia e saca-rolas nele!

CARMÉNÈRE

O ícone chileno que traz potência e fruta vai pro calendário – e pra taça também – dia 24 de Novembro.

Esses são só alguns exemplos. Há pequenas variações quando nos aprofundamos mais e para mim, todos os dias são passíveis de comemorar com um vinho de qualquer uva, claro! No Malbec Day de 2019 tive a alegria de comemorar in loco na Argentina. Nesse dia fiz dois tours em vinícolas onde essa uva é a protagonista, mas os enólogos dessas são figuras supremas quando tratamos de ícones do mundo do vinho.

Começando as comemorações, visitei a Vinícola Trapiche com um tour guiado pelas imensas e modernas instalações, com aquele toque de história temperada com vinhos incríveis. Por entre barricas e prédios diferentes, ao terminar o passeio, fui agraciada com uma degustação de vários rótulos. Para tornar inesquecível, o enólogo Daniel Pi – figura premiadíssima pela sua jornada – estava partilhando do almoço no restaurante da vinícola. Um capítulo à parte o menu degustação harmonizado da Trapiche. Apenas vá!

Após o deleite anterior, segui para mais uma visita incrível à Vinícola El Enemigo, onde fui apresentada aos vinhos pelo próprio Alejando Vigil, outro enólogo popstar. Para quem ama essas figuras icônicas como eu, foi como ver Michael Jackson e Madonna no mesmo dia.  Sem condição alguma de degustar outro almoço, fui apenas degustar quatro rótulos da bodega e, de praxe, pãezinhos e antepastos de comer de joelhos!

Os passeios por Mendoza tiveram outras bodegas, mas vou me ater a essas duas visitas exatamente no aniversário da queridinha Malbec, e quem sabe, daqui a pouco tenho um diário dessas datas todas. Ah! Suspiros de uma sommelière! Tim-Tim!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA