Um brinde ao dia da cerveja!



6 ago 2021 | Gastronomia

Sexta-feira e Dia da Cerveja? Comemoração duplamente saborosa para uma das bebidas mais apreciadas pelo mundo! A data foi criada em 2007, na Califórnia (EUA), e acontece sempre na primeira sexta-feira de agosto.

No Brasil, a arte de produzir cerveja começa em 1637, na cidade de Recife, com a chegada de Maurício de Nassau e do cervejeiro Dirck Dicx. Naquela época, a capital pernambucana desenvolveu-se rapidamente e posteriormente surgiu a primeira cervejaria das Américas na segunda residência do nobre, chamada “La Fontaine”.

Conquistando cada vez mais adeptos com diferentes estilos e sabores, as cervejas variam de acordo com a fermentação, a coloração (claras ou escuras) e o teor alcóolico. As classificações mais conhecidas no Brasil são as Lagers e as Ales. A família Lager é a mais consumida no Brasil, e sua produção é realizada a partir de fermentação em temperaturas baixas, entre 6°C e 12°C. Seu subestilo mais conhecido, o Pilsen, pertencente ao grupo das Light Lager, tem aroma e sabor acentuados pelo lúpulo e um leve amargor. São claras, possuem baixo teor alcoólico e são fáceis de beber.

Já a família Ale possui como principal característica a fermentação em temperatura alta, entre 15°C e 24°C. Seus estilos mais conhecidos são o Pale Ale e o Stout. No Pale Ale, existem dois subestilos muito apreciados pelos brasileiros: o American Pale Ale (APA) com coloração que vai de dourado pálido a âmbar profundo, e o India Pale Ale (IPA) com cervejas de cor acobreada, mais amargas devido à concentração de lúpulo e extremamente aromáticas e refrescantes. Já o estilo Stout caracteriza-se pela coloração escura e seu sabor adocicado que lembra chocolate, café ou malte torrado, possuindo alto teor alcoólico.

Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a apreciar mais a bebida em casa e, no ano passado, seu volume de vendas no Brasil foi o maior dos últimos seis anos, atingindo 13,3 bilhões de litros. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Euromonitor. As cervejarias também cresceram. Dados do Anuário da Cerveja 2020 mostram que 1.383 cervejarias estão registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representando um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior. Diante de tantos números, ingredientes e cores, só há uma pergunta para se fazer: bora tomar uma hoje?  

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA