7 museus pelo mundo para admirar a fotografia



19 ago 2021 | Cultura

Luz, momentos e sentimentos. Assim é a poesia da fotografia, celebrada mundialmente no dia 19 de agosto. A escolha desta data tem história, pois em 1839, o cientista François Arago, em uma reunião do Instituto da França, anunciou que o governo francês adquiriu o invento do Daguerreótipo.

O dispositivo foi desenvolvido nos anos 30 do século 18, pelo francês Louis Daguerre em parceria com Nicéphore Niépce. À época, a técnica foi uma revolução e também foi o início para a fotografia como conhecemos hoje. Algumas das principais cidades do mundo já têm em seus roteiros museus dedicados à fotografia, por isso separamos aqui sete locais que retratam a importância da técnica.

 

Museu da Fotografia Fortaleza (Fortaleza, Brasil)

Inaugurado em 11 de março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza reúne um acervo de quase 440 obras das mais de 2 mil imagens colecionadas pelo empresário Silvio Frota, incluindo fotógrafos brasileiros e estrangeiros, como Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.

Maison Européenne de la Photographie (Paris, França)

Inaugurado em 1996, ele oferece exposições com 20.000 obras de fotógrafos internacionais desde os anos 50 até hoje. Além disso, possui uma biblioteca mostrando um panorama da edição fotográfica e uma videoteca de filmes realizados por ou sobre fotógrafos.

Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Curitiba, Brasil)

Primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina, o museu foi inaugurado em agosto de 1998 e tem no acervo aproximadamente mil e quinhentas imagens de artistas como Sebastião Salgado, German Lorca, Vilma Slomp, entre outros.

Fotografiska (Estocolmo, Suécia)

Inaugurado em 2010, o local tem exposições de renomados fotógrafos internacionais e um espaço para amadores e iniciantes exporem seus trabalhos. O museu também oferece workshops sobre fotografia.

Museu George Eastman (Nova York, EUA)

Museu mais antigo do mundo dedicado à fotografia, foi aberto ao público em 1949 e está localizado na propriedade do fundador da Kodak. Suas coleções compreendem mais de 400.000 fotografias e negativos, que vão desde a invenção da fotografia até os dias atuais. São mais de 14.000 fotógrafos que representam a coleção e traçam a história e evolução da arte de fotografar.

FOAM (Amsterdã, Holanda)

Um dos principais museus de Amsterdã, o nome vem da abreviação de FOtografiemuseum AMsterdam e foi inaugurado em 2001. Especializado em fotografia e vídeo-arte, o local comporta até quatro exposições temporárias, apostando não só em nomes consagrados, como Henri Cartier-Bresson ou Richard Avedon, mas também em novos talentos.

Casa da Fotografia de Marraquexe (Marraquexe, Marrocos)

Marrocos também dispõe de um local dedicado a arte que imortaliza espaço e pessoas. Aberto desde 2009, o local possui um acervo superior a 3500 documentos que relatam histórias entre os anos 1870 e 1950, oferecendo uma visão sobre a história e cultura marroquina.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA