As obras do pintor holandês serão apresentadas ao público por meio de projeções multimídia e trilha sonora original
Após estrear em Florença, a exposição “Van Gogh e seus Contemporâneos- Exposição Imersiva” fará sua estreia em solo brasileiro no dia 6 de abril deste ano, na Casa França-Brasil. A mostra tem como objetivo a imersão do público nas telas do pintor holandês e a apresentação de grandes nomes da pintura com temáticas ou estilos semelhantes a Van Gogh, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.
Para ambientar o público, as telas serão projetadas em 360º e terão acompanhamento musical original e uma narração que guiará os espectadores por toda a galeria. As projeções serão realizadas a partir da tecnologia MATRIX X DIMENSION, criada pela empresa italiana Crossmedia Group, especializada em exibições multimídia imersivas.
De acordo com Luiza Mello, diretora geral da Automatica, uma das empresas produtoras da exposição, a mostra busca “oferecer a oportunidade de um novo olhar sobre a arte, seja para os que estão ou não habituados a frequentar espaços culturais. Nossa proposta traz uma linguagem disruptiva, que recria o conceito artístico expositivo e potencializa a percepção dos públicos”.
Com o intuito de educar o público sobre a arte exposta, a exibição irá ofertar programas educativos para grupos de visitantes e turmas escolares, além de contribuir para a formação de professores nos tópicos debatidos.
Serviço:
Exposição: Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva;
Endereço: Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro;
Período: De 6 de abril de 2022 a 5 de junho de 2022;
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h;
Ingressos: disponíveis no site da Eventim.
Valores: R$ 20 (valor integral) e R$ 10 (meia-entrada), com políticas de gratuidade especificadas no site.