Direto Sertão cearense, o bode Ioiô se tornou um dos personagens mais ilustres da capital cearense. Ele tinha trânsito livre em Fortaleza, mas costumeiramente realizava um percurso da Praia de Iracema ao Centro. Seu nome surge a parti daí, ao lembrar o movimento de ida e volta, lembrando o movimento do brinquedo.
Ele frequentava estabelecimentos comerciais, como cafés. Após falecer no ano de 1931, o bode foi empalhado. Atualmente, ele é uma peça bastante procurada no Museu do Ceará.
Para homenagear esse personagem icônico, o Museu do Bode Ioiô, animal eleito vereador em 1922, será inaugurado na manhã desta quarta-feira (24). O novo equipamento funcionará na Cidade da Criança, praça no Centro da cidade.
Os visitantes vão poder acessar peças de arte, artesanatos, fotografias, adornos, literatura popular, cordéis e outras publicações. Ao todo, o espaço será dividido em três alas:
O Museu é um equipamento implementado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor). O local também abriga a Casa do Turista, um espaço que reúne informações turísticas para cidadãos e turistas visitantes