O diretor foi fundador do movimento francês Nouvelle Vague, dando início a uma nova estética na linguagem cinematográfica na década de 1950
Um dos diretores mais influentes da história do cinema, Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira (13) aos 91 anos. De acordo com o jornal francês Libération, o cineasta morreu por suicídio assistido que é legalizado na Suíça, desde que o paciente não tenha ajuda de terceiros no momento da morte.
Nascido em Paris em 1930, Jean-Luc Godard veio de uma família franco-suíça. Filho de um médico e neto de um dos fundadores do banco francês Paribas, ele abandonou o curso de antropologia e foi fazer cinema.
Criador do movimento francês Nouvelle Vague (“nova onda”), ele ousou ao inventar uma nova estética na linguagem cinematográfica na década de 1950, resultando em uma influência na gerações de cineastas na criação de obras autorais.
Em 70 anos de carreira, ele levou diversos prêmios como diretor em mais de 40 longas-metragens, diversos curtas, documentários e outras produções. Relembre alguns clássicos do cineasta:
Acossado (1960)
Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho, ele mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana, a escondê-lo em seu apartamento, passando a se relacionar com a jovem.
Alphaville (1965)
A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convence-lo a destruir a máquina. O percurso Natacha (Anna Karina), a filha do professor, lhe ajuda como guia.
Week-End à Francesa (1967)
Um casal ambicioso e inescrupuloso planeja uma viagem ao interior da França, na tentativa de conseguir uma herança. No meio do caminho, encontra estradas completamente engarrafadas, acidentes automobilísticos graves, personagens de histórias infantis e guerrilheiros. O que se segue é uma constante e complexa reflexão sobre o modo de vida burguês e os contrastes sociais sublinhados pela sociedade de classes.
Carmen (1983)
Carmen X (Maruschka Detmers) é membro de um grupo terrorista. Ela pede a chave da casa de praia de seu tio Jean (Jean-Luc Godard), um diretor de cinema esquecido, com a desculpa de estar indo fazer um filme com seus amigos quando, na verdade, eles pretendem organizar um assalto a banco.
Entretanto, Carmen se apaixona pelo segurança do banco ainda durante a fase de planejamento da ação. Enquanto Carmen tenta fugir com o segurança, seu tio planeja realizar um filme de retorno e um quarteto de cordas se concentra para executar peças de Beethoven. Inspirado na ópera de Bizet, Carmen.
Eu Vos Saúdo Maria (1985)
Marie (Myriem Roussel) é uma estudante que joga basquete e trabalha no posto de gasolina de seu pai enquanto Joseph (Thierry Rode) trabalha como taxista. Ao saber da gravidez de Marie, ele a acusa de traição. Gabriel (Philippe Lacoste) tenta convencê-lo a aceitar os planos divinos. Paralelamente, um professor de ciências que estuda a origem da vida na Terra se envolve com uma aluna, com quem mantem intensas discussões filosóficas.