Nosso Ceará ganhará em breve mais um novo aeroporto estadual. A governadora Izolda Cela assinou hoje (5) o Decreto de Utilidade Pública para a desapropriação da área onde será construído o novo Aeroporto do Vale do Jaguaribe, no município de Morada Nova.
O objetivo do futuro equipamento visa contribuir para o transporte de pessoas e de cargas na região, apoiando o desenvolvimento logístico no Estado. Em levantamento feito pelo IBGE, o Vale do Jaguaribe participou com 11,58% em 2019 do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) da agropecuária do Ceará, destacando-se ainda na produção de frutas e sendo a principal bacia leiteira do Estado.
Evento contou com prefeitos de alguns municípios do Vale do Jaguaribe e outras autoridades locais. Créditos: Tatiana Fortes.
“Nosso objetivo é buscar suporte logístico para o fluxo de cargas e estimular o turismo de negócios e religioso que podem ser explorados com os voos para essa região, além de fomentar importantes obras de infraestrutura que podem ser grandes atrativos de captação para novos investimentos”, explica o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
O aeródromo será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares e ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova. O projeto inicial de construção do novo Aeroporto do Vale do Jaguaribe, que já tem a autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída.