Pinacoteca do Ceará é inaugurada pelo Governo


Novo equipamento cultural passar a compor o Complexo Estação das Artes e tem entrada gratuita


5 dez 2022 | Cultura

No último sábado (03), o cenário cultural cearense ganhou mais um equipamento para a sua lista com a inauguração da Pinacoteca, que passa a compor o Complexo Estação das Artes. Localizado na Praça da Estação, o espaço está com a mostra “Bonito para Chover” em cartaz, que engloba três exposições de longa duração.

Com entrada gratuita e aberto de quinta-feira a domingo, nesse primeiro momento o público poderá conferir a exposição “Amar se Aprende Amando” sobre o centenário de nascimento do artista cearense Antonio Bandeira,  “No Lápis da Vida não Tem Borracha” que aborda o centenário de nascimento do artista cearense Aldemir Martins e a exposição “Se Arar” que lança um olhar sobre a história de arte do Ceará com obras de diversas gerações.

O equipamento cultural abre ao público de quinta-feira a domingo e tem entrada gratuita. Créditos: Thiago Gaspar.

Com 9.275 metros quadrados de área total, a Pinacoteca do Ceará tem na missão ser um museu-ateliê que prioriza a educação para a arte e a formação com vocação para ser referência de conhecimento em artes visuais no país. O equipamento atuará como parte da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura Estado do Ceará (Secult Ceará) sob a gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Governadora Izolda Cela esteve presente no evento e participou da inauguração do equipamento. Créditos: Thiago Gaspar.

O prédio está equipado com laboratório de conservação, restauro e higienização; ampla reserva técnica climatizada com padrões térmicos e de controle de umidade adequados para a manutenção do seu acervo, ambiente para pesquisa e catalogação; áreas de manutenção e oficinas, para recebimento e montagem das mostras; ateliês e laboratórios para cursos do programa de formação; auditório, loja, café, áreas de apoio e espaços multiusos.

 

Serviço:
Pinacoteca do Ceará

Endereço: Rua 24 de maio, Praça da Estação s/n, Centro

Visitas: Quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Entrada gratuita.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA