O Nepal é um país conhecido por seus templos e pela Cordilheira do Himalaia, onde fica o Monte Everest. Mas também é conhecido pelo Tihar, um importante festival cujo segundo dia é dedicado aos cães. Chamada de Kukur Tihar, na celebração as pessoas agradecem aos cães por sua lealdade e companheirismo, visto que na religião hindu, um cão é um animal sagrado, destinado a ter um vínculo especial com um humano, a fim de nos acompanhar no nosso caminho para o céu.
Neste dia, não há exceções. Cada cachorro é tratado com amor e muito mimo. Todos são adornados com guirlandas coloridas de flores e decorados com a Tilaka, a famosa marca vermelha na testa feita com uma pasta, simbolizando uma benção. Depois todos eles recebem petiscos, pedaços de frutas e até refeições de frango e arroz. Até os cães da polícia nepaleses participam da ocasião.
Tradicionalmente, o Tihar acontece entre outubro e novembro e são cinco dias de celebração, cada um dedicado à adoração de diferentes animais – todos associados ao deus hindu da morte. Uma das histórias mais conhecidas é sobre Yama, o deus da morte, reunindo-se com sua irmã Yamuna. Ao tentar contatá-lo, Yamuna envia um corvo, um cão e uma vaca – todos importantes durante o festival.
No primeiro dia, corvos e corvos são alimentados no topo dos telhados hindus, enquanto no terceiro dia, as vacas são adoradas como símbolos de prosperidade. O quarto dia favorece os bois e o quinto dia é dedicado às pessoas, com as irmãs tradicionalmente colocando tilaka na testa de seus irmãos na crença de que isso garantirá uma vida longa e feliz.