Aeroportos do Ceará registram aumento na movimentação de passageiros em 2022


Só pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza, embarcaram e desembarcaram mais de 5 milhões de passageiros ao longo do último ano


7 fev 2023 | Destino

O Ceará registrou, em 2022, um aumento de 45,19% na movimentação nos aeroportos do Estado na comparação com 2021. De acordo com dados levantados pelo Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e divulgados nesta terça-feira, 7, cerca de 6.585.224 passageiros passaram pelos terminais no último ano.

Só pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza, o maior do Ceará, embarcaram e desembarcaram cerca de 5.748.891 passageiros ao longo de 2022. Em 2021, haviam sido 3.971.382 registros. Outro portão de desembarque no Ceará, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Cariri, teve um crescimento de 27,61% no número de passageiros e de 21,06% em aeronaves. No total, passaram pelo terminal 508.194 viajantes, segundo a administradora do equipamento, a Aena Brasil.

Nos aeroportos regionais, administrados pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o saldo também foi positivo. O terminal de Jericoacoara, por exemplo, teve um crescimento expressivo de 101,30% na sua movimentação, o que corresponde a 312.353 passageiros e 47,78% de aeronaves.

Oferta de voos

Atualmente, o Ceará conta com 18 voos diretos para diversos estados do Brasil, como Belém, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de setes destinos regionais, como Jericoacoara, Aracati, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, São Benedito e Sobral. O Estado também conta com voos internacionais para destinos como Lisboa, realizados pela TAP; Paris, pela Airfrance; Miami, por Gol e Latam; e Buenos Aires, pela Gol.

As viagens por essas operadoras representam 52% do total de visitantes que chegam ao estado em voos diretos. O restante dos passageiros internacionais chegam ao Ceará por outros portões, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. Há ainda voos realizados pelas empresas VoePass e Azul Conecta, que também estão em franca atuação no Estado.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA