Citroën Basalt e a passarela bem sucedida



13 fev 2025 | Garagem CHIC

O que deixa uma empresa feliz? Podemos citar alguns pontos, como satisfação do cliente com seus produtos, avaliações positivas e, claro, aumento de número de vendas. Este último fez a Citroën celebrar, já que a marca francesa cresceu 38% em vendas no primeiro trimestre de 2025 no mercado brasileiro, emplacando mais de 9 mil unidades. Um dos modelos responsáveis por isso foi o Basalt, que já teve mais de 2 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento em outubro de 2024.

O SUV é novidade no portfólio da Citroën e representa o novo posicionamento da marca no Brasil. É um carro que chama a atenção nas ruas — não só por ser novidade, mas porque exala design bem-resolvido, sem exageros e com a proposta de ser o que chamam de SUV cupê. Nossa avaliação foi feita baseada na versão Shine, a mais completa da linha, equipada com o motor Turbo 200 de 130 cv. O modelo tem uma silhueta cupê com caimento suave da traseira, linhas fluídas e uma dianteira com identidade visual forte. Os detalhes cromados, as rodas diamantadas e os faróis full LED completam o conjunto com elegância.

Por dentro, o Basalt Shine é bem prático e funcional, com bancos revestidos em tecido e couro sintético, com costuras aparentes e apoio lateral. O painel digital e a central multimídia flutuante de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio elevam a experiência, assim como o carregador por indução e o ar-condicionado digital. O acabamento inclui superfícies macias ao toque, detalhes metálicos e uma iluminação ambiente. O espaço interno é confortável, com bom espaço para pernas e cabeça, mesmo na parte traseira. O porta-malas também agrada, com capacidade generosa para bagagens do dia a dia ou caso você decida colocar alguns garrafões d’água.

Ao volante, ele se mostrou bem eficiente com o motor 1.0 Turbo 200 Flex com 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A aceleração é rápida e suave, e o câmbio automático CVT de sete marchas simula trocas com eficiência. O Basalt responde bem aos comandos, entregando uma condução segura e ágil. A direção elétrica tem peso correto, e a suspensão tem bom compromisso entre conforto e estabilidade — absorve bem as irregularidades sem deixar o carro molenga em curvas.

Na prática, ele vai de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, dando um bom desempenho inclusive no consumo. Com gasolina, registramos médias próximas de 11,5 km/l na cidade e  13,3 km/l na estrada. É um carro honesto com o seu desempenho.

Mais do que um lançamento, o Citroën Basalt é uma grata surpresa da marca francesa para o mercado brasileiro. É um produto bem pensado para quem quer um carro atrativo, com bons equipamentos e boa dirigibilidade. Para quem busca se destacar sem abrir mão da funcionalidade, o Basalt Shine é uma escolha que  pode surpreender positivamente.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA