A partir de abril, a Nissan Motor Co., Ltd. terá mudanças significativas em sua alta administração para atingir os objetivos de curto e médio prazo da empresa. O Conselho de Administração aprovou as funções e escopos de responsabilidade para o representante executivo e os diretores executivos. Ivan Espinosa, atualmente Chief Planning Officer, foi nomeado Representante Executivo, Presidente e CEO, em substituição a Makoto Uchida. O último grande ato do executivo foi uma tentativa de fusão mal sucedida com a Honda em meio a uma crise interna dentro da montadora.
O Comitê Executivo também passará por mudanças, que se reportará a Espinosa a partir de 1º de abril. Guillaume Cartier, Chief Performance Officer e Chairpersondo Comitê Executivo da região AMIEO, terá suas funções ampliadas para incluir as áreas de Marketing Global e Experiência do Cliente. Eiichi Akashi, atualmente Vice-Presidente Corporativo (CVP) da Divisão de Planejamento de Veículos e Engenharia de Componentes de Veículos, passa a ser o Chief Technology Officer e Diretor Executivo, em substituição a Kunio Nakaguro.
Teiji Hirata, atualmente CVP da Divisão de Desenvolvimento e Engenharia de Produção de Veículos, vai assumir a função de Chief Monozukuri Officer e Diretor Executivo, responsável pela Gestão da Manufatura e de Supply Chain, em substituição a Hideyuki Sakamoto. Jérémie Papin, Chief Financial Officer, também passa a ser Diretor Executivo.
Stephen Ma, Chairperson do Comitê Executivo para a China; Mitsuro Antoku, Chief Quality Officer; e Toru Ihara, Chief HR Officer, terão suas funções atuais mantidas. Uchida e Sakamoto manterão suas atuais posições de diretores até a realização da Assembleia Anual dos Acionistas, programada para junho.
Shohei Yamazaki, Chairperson do Comitê Executivo para o Japão e região ASEAN, terá sua função ampliada para incluir a supervisão das empresas afiliadas. Christian Meunier, Chairperson do Comitê Executivo da região Américas, segue em sua atual posição.
Tatsuzo Tomita, atualmente CVP de Desenvolvimento de Produto No. 2, vai assumir as responsabilidades de Akashi em P&D, além de também assumir a função de Chief of Total Delivered Cost (TdC) Transformation, reportando-se a Espinosa. Manabu Sakane, atualmente CVP de Compras, passa a ser Chief of Strategy Acceleration, reportando-se a Espinosa.