Fiat Fastback na nova era de transformação



27 abr 2025 | Garagem CHIC

Lançado em 2022, o Fiat Fastback foi o primeiro SUV Coupé da marca no mercado brasileiro. O modelo rapidamente caiu no gosto do consumidor e já acumula mais de 100 mil unidades vendidas desde então. Agora, em conjunto com o Pulse — outro sucesso da Fiat —, o Fastback foi escolhido para estrear a tecnologia de híbrido-flex desenvolvida pela Stellantis no Brasil.

Diferente dos sistemas híbridos convencionais, capazes de mover o carro apenas com o motor elétrico, o sistema híbrido-leve (MHEV) atua apenas como suporte ao motor a combustão. A tecnologia combina o motor 1.0 turbo flex T200 (125/130 cv e 20,4 kgfm) a um motor-gerador elétrico de 3 kW (4,1 cv e 1 kgfm), que substitui o alternador e o motor de arranque. O resultado prático é mais suavidade em partidas e retomadas, além de ganhos em eficiência energética. De acordo com o Inmetro, o Fastback híbrido apresenta até 11,5% de redução no consumo e até 15% menos emissões de poluentes. Outro benefício é a possibilidade de redução ou isenção de IPVA em alguns estados.

Mas e no dia a dia, como o Fastback Hybrid se comporta? Durante os testes, o funcionamento do sistema híbrido-leve é bem discreto, não acarretando em grandes mudanças quando comparado a sua versão tradicional. É um veículo confortável para se dirigir e sentir, como testamos na sua suspensão, volante e calibração. Através do painel de instrumentos digital é possível acompanhar em tempo real o nível de carga e regeneração das baterias, geralmente vindas das desacelerações e frenagens. O câmbio CVT garante eficiência, privilegiando o uso urbano, onde se pode ter uma melhor perspectiva em relação ao consumo.

Visualmente, não há mudanças além da nova cor exclusiva chamada Azul Amalfi e da inscrição T200 Hybrid no canto inferior direito da tampa do porta-malas. No interior, destaque para a central multimídia de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregador por indução, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira.

Para quem deseja se aproximar do universo dos veículos eletrificados sem abrir mão da essência dos modelos tradicionais, o Fiat Fastback T200 Hybrid surge como uma opção interessante. Embora não seja um híbrido convencional, o modelo oferece ganhos em eficiência e emissões, sem perder a dirigibilidade já conhecida do modelo.

Entre os pontos positivos estão a tecnologia desenvolvida no Brasil, a redução no consumo urbano, o bom pacote de equipamentos e os possíveis benefícios fiscais. Por outro lado, o ganho modesto no consumo rodoviário e o funcionamento discreto do sistema podem deixar alguns motoristas esperando mais. Ainda assim, o Fastback híbrido reforça o papel da Fiat como protagonista na transição energética, unindo modernidade, estilo e a força de vendas de um modelo já consolidado no mercado brasileiro.

O Fastback T200 Hybrid está disponível em duas versões:

Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990

Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA