VW Tera é oficialmente lançado no mercado brasileiro


SUV desenvolvido no Brasil é o quinto lançamento da ofensiva de 17 novos produtos até 2028


5 jun 2025 | Automóveis e outros

Depois de aparecer no Rock in Rio 2024 e na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o Tera está oficialmente lançado no mercado brasileiro. As 472 concessionárias da Volkswagen vão promover uma noite especial para o novo SUVW, com o maior abertura de vendas da história. São esperadas mais de 50 mil pessoas, que poderão conhecer o Novo Tera, seus detalhes e versões.

Os consumidores que forem até as concessionárias terão a oportunidade de adquirir o lote inicial, incluindo as 999 unidades da versão MPI que terão o preço promocional de R$ 99.990, sendo posteriormente vendido a R$ 103.990, mas apenas após o fim do lote inicial. Entretanto, todas as versões do modelo estarão disponíveis. As demais versões são TSI (que parte de R$ 116.990), Comfort (a partir de R$ 126.990), High (a partir de R$ 139.990) e High com pacote Outfit The Town Edition (a partir de R$ 142.290).

Desenvolvido no Brasil, desenhado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes. O VW Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da VW Tech_ sob o comando de Cristina Cestari e com avatar criado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone. O projeto também contou com a parceria da Accenture Brasil.

Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto será capaz de produzir respostas generativas. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende. Para o lançamento, ele trará funcionalidades que compreendem as informações do seu veículo conectado, como dados de autonomia, manutenções, sobre a saúde do veículo, entre outros. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.

A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.

O Tera traz em todas as versões seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.

Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas. Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

O Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O Azul Ártico, assim como o Preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.

Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition. Adicionando ainda mais sofisticação ao SUV, ao acrescentar rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados na cor Preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pelo carro na cor Preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV – combinação exclusiva do pacote.

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA