O Brasil acaba de receber mais um player automotivo com a chegada da GAC (Lê-se GÊ-a-CÊ). De origem chinesa, a marca tem a promessa de grandes investimentos em um dos mercados que mais tem crescido no mundo na venda de elétricos e híbridos, especialmente entre pequenos e SUVs. Inicialmente foram colocados no mercado brasileiro cinco modelos, sendo quatro elétricos e um híbrido, abrindo a disputa com produtos de diversas nacionalidades, mas principalmente com seus “conterrâneos” já instalados no país.
Com uma meta ousada de vender oito mil carros ainda este ano e 29.000 em 2026, Wei Haigang, Presidente da GAC Internacional, garante uma relação de longo prazo com o Brasil mostrando a possibilidade de outros modelos já fabricados na China sejam lançados sempre que o mercado brasileiro se mostrar apto a receber.
Para Alex Zhou, CEO da GAC no Brasil, o país possui um mercado pujante, afinal, os brasileiros são apaixonados por carros, e cada vez mais buscam veículos seguros, tecnológicos, com preços competitivos para compra e revenda, além de proporcionar experiência de uso inesquecível em termos de design, tecnologia e funcionalidades.
A GAG já chega ao mercado com 83 pontos de venda, sendo 33 concessionárias completas e 50 lojas instaladas em shoppings centers. A meta é chegar a 120 pontos de venda espalhados por todo o país até o final de dezembro. Agora é aguardar a resposta do mercado para mais esta iniciativa oriental, que chega ao mercado doméstico prometendo carros “limpos” seguros, duráveis e econômicos.
Os veículos elétricos contam com oito anos de garantia ou 160.000 quilômetros sendo 200.000 para a bateria, enquanto o híbrido conta com cinco anos ou 150.000 quilômetros para a bateria. Confira a seguir um pouco mais sobre os modelos. São eles:
Aion ES
Créditos: divulgação/GAC
Voltado ao uso executivo e corporativo, o Aion ES é o sedã elétrico da GAC com foco em eficiência e custo-benefício. Com 4.810 mm de comprimento, entre-eixos de 2.750 mm e porta-malas de 453 litros, o modelo atende bem ao transporte de passageiros com espaço e conforto.
Conta com motor de 136 cv e 225 Nm de torque, além de bateria de 55,2 kWh, que oferece autonomia de 314 km (Inmetro). A recarga de 30% a 80% leva 37 minutos em carregador rápido (DC de 75 kW). É o modelo de entrada da linha GAC no Brasil, custando R$ 169.990.
Aion Y
Créditos: divulgação/GAC
Com visual moderno e foco na praticidade, o Aion Y é um SUV ideal para famílias e uso urbano. O modelo tem 4.535 mm de comprimento, entre-eixos de 2.750 mm e porta-malas que varia de 361 a 1.650 litros, graças à modularidade dos bancos traseiros. O motor elétrico de 204 cv e 225 Nm de torque proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. Tem bateria de 63,2 kWh e autonomia de 318 km, segundo o Inmetro.
Versão Premium: R$ 174.990 / Elite: R$ 184.990.
GS4
Créditos: divulgação/GAC
O GS4 é o único modelo híbrido da GAC nesta fase de estreia no Brasil, voltado a consumidores que buscam uma solução eletrificada de alto desempenho, sem a necessidade de recarga externa. Com sistema HEV (Hybrid Electric Vehicle), o modelo combina um motor elétrico de 182 cv a um motor a combustão 2.0 de 140 cv, que opera no ciclo Atkinson, conhecido por sua maior eficiência energética.
A potência combinada chega a 235 cv, e consumo na cidade de 14,1 km/l e na estrada de 11,8 km/l (conforme ciclo do Inmetro), garantindo acelerações vigorosas e retomadas instantâneas. O porta-malas tem capacidade entre 638 e 1.586 litros, o que o posiciona entre os maiores da categoria.
Versão Premium: R$ 189.990 / Elite: R$ 199.990.
Aion V
Créditos: divulgação/GAC
SUV elétrico de porte médio com 4.605 mm de comprimento e entre-eixos de 2.775 mm, entrega conforto para todos os ocupantes e porta-malas de 427 litros. É equipado com motor de 204 cv e 240 Nm de torque, alcançando 160 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Tem bateria de 75,3 kWh e autonomia de 389 km, segundo o Inmetro.
Versão Elite: R$ 214.990.
Hyptec HT
Créditos: divulgação/GAC
Modelo mais sofisticado da GAC no Brasil e 100% elétrico, o Hyptec HT é um SUV grande com 4.935 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e entre-eixos de 2.935 medidas que conferem amplo espaço interno, com conforto para cinco ocupantes e capacidade combinada Porta-malas + “Frunk” de até 725 litros.
O modelo chega em duas versões – HT Elite e HT Ultra – sendo esta última equipada com portas traseiras estilo asa-de-gaivota, acionadas eletricamente.
São 245 cv de potência, 309 Nm de torque. A bateria de 72,7 kWh (fosfato de ferro-lítio) oferece 362 km de autonomia (padrão Inmetro) e carregamento rápido de 30% a 80% em apenas 29 minutos com carregador DC de 120 kW.
Versão Elite: R$ 299.990 / Ultra: R$ 349.990.