Ford apresenta elétrico Super Mustang Mach-E para o Pikes Peak


Protótipo vai participar da famosa prova de subida de montanha no dia 22 de junho


17 jun 2025 | Automóveis e outros

A Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho e competição da marca, volta mais uma vez à tradicional Subida Internacional de Pikes Peak, em Colorado Springs, nos EUA, com o novo protótipo elétrico Super Mustang Mach-E. Ele será pilotado por Romain Dumas, atual recordista geral de Pikes Peak e veterano experiente, em sua terceira participação com a Ford e décima largada na lendária subida de montanha. Os fãs poderão acompanhar a prova ao vivo pelo YouTube no dia 22 de junho.

O protótipo Super Mustang Mach-E, desenvolvido em parceria com a STARD Advanced Research and Development, foi construído especificamente para o percurso de cerca de 20 km, com vários avanços na tecnologia elétrica. Comparado à F-150 Lightning SuperTruck do ano passado, ele pesa menos, é mais ágil, tem maior capacidade de regeneração de energia e uma distribuição de peso mais equilibrada – uma vantagem fundamental na subida sinuosa da montanha.

Créditos: divulgação/Ford

Os aprendizados obtidos com o Super Mustang Mach-E e outros protótipos da Ford Performance influenciam diretamente na próxima geração de veículos elétricos de produção da Ford. As inovações na química de baterias, gerenciamento térmico e unidades de acionamento elétrico de alto desempenho testadas sob estresse extremo em Pikes Peak ajudam na criação de futuros modelos de consumo, estratégias de calibração e até mesmo no desenvolvimento de sistemas de freio.

No coração do protótipo Super Mustang Mach-E estão três motores STARD UHP de seis fases, com potência de mais de 1.400 cv, todos alimentados por 50 kWh de células pouch Li-polímero NMC de ultra-alto desempenho. Como o modelo do ano passado, ele opera com voltagem de 799 V, mas sua configuração reduz o peso em mais de 118 kg e entrega uma frenagem regenerativa de 710 kW.

O seu sistema de freio de carbono, as rodas de magnésio forjado e os pneus Pirelli P-Zero são projetados para suportar as 156 curvas extenuantes até o topo de 4.302 metros. Na configuração para Pikes Peak, o Mustang Mach-E gera uma força descendente de 3.129 kg a 241 km/h, superando a da F-150 Lightning SuperTruck do ano passado.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Ford apresenta um protótipo elétrico em Pikes Peak, depois da SuperVan 4.2, que quebrou recordes em 2023, e da F-150 Lightning SuperTruck, que conquistou a vitória geral no ano passado (2024). O legado da Ford remonta a 1916, quando um Modelo T conquistou a subida pela primeira vez.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA