
E lá se vão 60 anos de estrada para a Ford Transit, van que começou a ser produzida em 9 de agosto de 1965, no Reino Unido, e desde então, já soma mais de 13 milhões de unidades produzidas até hoje. Ao longo de suas quatro gerações, a Transit oferece várias versões para atender as necessidades de diferentes tipos de negócios, sendo conhecida por atender desde pequenos empreendedores até grandes frotas, tendo um papel importante no crescimento econômico do continente europeu.
A primeira geração da Transit, equipada com motores V4 ou V6 a gasolina, ou diesel de quatro cilindros em linha, foi a que permaneceu mais tempo no mercado sem grandes alterações, até a primeira remodelação em 1977. A segunda geração, lançada em 1986, trouxe o chamado design “one-box”, com para-brisa e capô inclinados praticamente no mesmo ângulo, e suspensão dianteira independente.

A terceira geração, em 2000, seguia o design New Edge, também adotado em modelos como o Focus e o Ka, e tinha como principal inovação a oferta de tração dianteira ou traseira. Com a quarta geração, lançada em 2013, a Transit tornou-se um produto global. Ela estreou na América do Norte em 2014, substituindo a linha E-Series, e logo assumiu a liderança do segmento, que mantém até hoje. Na Europa, também é a van mais vendida da última década.
Hoje a linha Transit é formada pelas versões minibus, furgão, chassi, vidrada e a elétrica E-Transit na América do Sul, totalizando 22 modelos e mais de 60 configurações, que podem ser implementadas por empresas parceiras modificadoras certificadas pela Ford.

Recém-lançada no País, a Nova Transit 2026 traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral. Ela vem também com uma nova arquitetura elétrica que permite atualizações “over-the-air”, conectividade embarcada de fábrica e oferece o menor custo total de operação, com garantia de 24 meses sem limite de quilometragem nos modelos diesel e três anos ou 100.000 km para a elétrica E-Transit.