
A Volkswagen anunciou a chegada oficial dos modelos Jetta GLI e Golf GTI ao mercado brasileiro, completando a linha esportiva VW Legends, que já conta com o Nivus GTS. A apresentação ocorreu em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, em um evento marcado por experiências inéditas, incluindo uma drag race entre o Golf e um avião.

O Golf GTI retorna ao Brasil em sua oitava geração após um período de ausência. Com pré-venda iniciando em setembro, o modelo traz assinatura de iluminação exclusiva e rodas inéditas para o GTI. Na dianteira, a grade em colmeia e os frisos vermelhos são a marca registrada do GTI, além de ser o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o logo VW Iluminado, acompanhado da luz na grade e dos faróis full LED. Camuflados no desenho de colmeia, os faróis de neblina têm formato de “favos de mel” com cinco pontos de cada lado.
O hatch recebe entre eixos de 2,63 m e rodas de 18 polegadas Jerez, design herdado do Golf R. Os discos de freio ventilados de 312 mm (na dianteira) acompanham as pinças de freio vermelhas. Na traseira, as lanternas 100% em LED tem ao centro o logo da VW que funciona para abertura do porta-malas de 344 litros e para esconder a câmera de ré escamoteável, item também exclusivo do Golf GTI. No difusor traseiro, as duas pontas do escapamento completam o visual esportivo do modelo.
O painel de instrumentos Digital Cockpit Pro de 10,2 polegadas oferece três novos modos de visualização, com destaque para funções esportivas para marcação da pressão de turbina, potência do motor, força G, entre outros. O volante capacitivo para as funções de ADAS retorna aos botões físicos para o motorista e trás acabamento perfurado, costuras vermelhas, badge GTI na base e aquecimento.

No console, a central multimídia entrega tela de 12,9 polegadas com navegação embarcada, Apple Carplay e Android Auto sem fio, teclas de acesso rápido, controles de ar-condicionado e a assistente de voz IDA da VW pela primeira vez no Brasil. As telas somadas compõem mais de 23 polegadas de imagens para o motorista, área configurável inédita no segmento.
Ainda na central, todas as configurações e ajustes para o sistema de som assinado pela Harman Kardon com nove alto-falantes e 480W de potência tem tela exclusiva, com possibilidade de concentrar todo o som em apenas um ocupante, por exemplo. O Ambient Light da cabine também tem os controles incluídos na interface, com opção de 30 cores e temas.
Dentre os quatro modos de condução, o Golf GTI altera oito configurações diferentes, desde a resposta de acelerador e volante, até a forma como se comporta na pista. No modo Sport, além da ativação do Sound Actuator na cabine, simulando o ronco do motor, o escapamento permite um ronco mais presente, além dos “pops & bangs” na configuração de fábrica.
Ainda nos atalhos, o botão “Assist” permite a configuração de mais de 10 assistências ao condutor. Desde o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) com Stop&Go, passando pelo Emergency Assist, Blind Spot Monitoring e o Travel Assist, que agora permite trocas de faixa sem auxílio do condutor.
No console central, o carregador por indução de 45W está acima do botão Start&Stop que pulsa até o motorista dar a partida. A manopla de câmbio é inédita, basta um clique para cima ou para baixo para engatar as marchas, assim como o freio de estacionamento eletrônico. Ao parar o carro, basta desligar o motor que o GTI entra automaticamente na posição P do câmbio e aciona o freio de estacionamento.
E, um pouco antes de embarcar no GTI, o motorista tem duas opções de revestimento: os bancos em couro Vienna com ajuste elétrico, ventilação e memória ou o com o tradicional tecido xadrez em composição inédita na oitava geração do Golf. Ambas as opções oferecem aquecimento. No teto, o acabamento preto se mistura com o teto solar panorâmico de série.

O consagrado motor EA888 chega em nova geração, o Evo4, produzindo 245 cv de potência e 37,7 kfgm de torque no conjunto 2.0 turbo de quatro cilindros. O câmbio de dupla embreagem DSG de 7 velocidades, que permite a função de Launch Control no modo Sport, tem tempo de resposta 13% menor, levando o GTI de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
Na suspensão, o eixo dianteiro MacPherson tem taxa de mola 15% maior, e 5% maior no eixo traseiro Multilink. O conjunto, aliado ao sistema XDS e ao diferencial eLSD, permitem uma distribuição de tração mais aprimorada, aderência mais perceptível em curvas com precisão no controle de direção.
No Jetta GLI, o modelo apresenta um design renovado. Dianteira e traseira recebem novos faróis e lanternas conectados, 100% em LED. Na dianteira, a nova grade em formato de colmeia acompanha o friso vermelho e badge GLI, traços característicos do modelo. Na parte inferior, a entrada de ar está maior, dando mais esportividade ao sedã, além de melhorar a tomada de ar do radiador, intercoller e ar-condicionado.

De baixo do capô, o motor 2.0 turbo mantém os 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Acoplado ao conjunto está a transmissão de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Na configuração, o Jetta GLI alcança os 100 km/h em apenas 6,6 segundos, com opção de Launch Control. Com tração nas rodas dianteiras, o eixo conta com o diferencial eLSD, permitindo uma distribuição de torque adequada em situações de pista – entrada e saída de curva, por exemplo -, ou em situações de baixa aderência na estrada, entregando ainda mais segurança e desempenho.
No interior há novos acabamentos dos bancos e painéis de porta acompanham couro perfurado e costuras vermelhas. O estilo segue para o painel, que ganha novo acabamento em aletas ao lado do VW Play Connect de 10 polegadas e tela flutuante. Completando a visão de que está atrás do volante, o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas é configurável com grafismo exclusivo.

No console central, novo ar-condicionado Climatronic Touch é de duas zonas, com aquecimento e resfriamento dos bancos. Abaixo, o carregador por indução está ao lado de duas portas USB-C e a manopla de câmbio exclusiva para o GTI. Por toda a cabine, as luzes do Ambient Light podem ser configuradas com mais de 10 opções de cores através do VW Play Connect. A iluminação natural do teto solar panorâmico é item de série no GLI.
Dentre os itens segurança, há seis airbags e conjunto completo de sistemas ativos de ADAS como o Lane Assist, Blind Spot Monitoring, Travel Assist, ACC com Stop&Go e detecção de pedestres, entre outros. A partir de outubro, o modelo estará disponível para venda.