
A Chevrolet anunciou que vai iniciar em novembro a produção do Spark EUV, seu modelo 100% elétrico, no Polo Automotivo do Ceará (Pace), instalado na antiga fábrica da Troller, em Horizonte. A operação será conduzida pela Comexport, que assume a linha de montagem em parceria com montadoras globais. O projeto faz parte da estratégia da marca para ampliar sua oferta de veículos eletrificados no país.
O projeto terá investimento inicial de R$ 200 milhões e capacidade para produzir até 30 mil veículos por ano, entre elétricos e híbridos. A contratação de 200 funcionários já começa em julho, e a expectativa é que mais de 400 empregos diretos sejam gerados nos próximos anos. Nesse modelo de negócio adotado, a Comexport será a responsável pela montagem, enquanto as montadoras assumem desenvolvimento, vendas e marketing. Essa configuração já é aplicada em polos automotivos no México, Uruguai e países da Ásia, trazendo mais agilidade e competitividade.
Além do Spark EUV, em 2026 devem entrar em produção mais dois modelos: o Chevrolet Captiva e outro de uma montadora parceira. Inicialmente, os veículos serão montados no formato SKD (semi-montados importados), mas a partir de 2027 está prevista a nacionalização gradual das peças, aproveitando fornecedores já instalados no Nordeste, como em Pernambuco e Bahia. De acordo com o representante da Comexport, Rodrigo Teixeira, a fórmula adotada no Ceará pode virar solução para capacidade ociosa de fábricas já existentes no Brasil. E para citar um exemplo seria o acordo feito pela Renault com a Geely para a produção nacional de um modelo eletrificado chinês na fábrica da montadora francesa no Paraná.

O Chevrolet Spark EUV será comercializado na versão única Activ, que oferece seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico de assento e encosto, além de regulagem de altura do volante e personalização eletrônica da sensibilidade dos pedais de acelerador e breque. O modelo conta também com freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa e disco nas quatro rodas, câmera 360°, sensor de chuva e crepuscular com faróis de comutação automática entre luz baixa e alta, além de um pacote completo de segurança que inclui alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Com motor dianteiro elétrico de 101 cv e torque imediato de 180 Nm, o Spark EUV tem bateria de 42 kWh que permite recarga rápida de 30% a 80% em apenas 35 minutos, com autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro. O modelo tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros da bateria.
*Com informações via Autoranking