
A partir deste mês a Nissan vai iniciar um projeto de pesquisa avançada sobre eletrificação e novas tecnologias no Brasil. Para isso, uma frota de veículos 100% elétricos Nissan Ariya vai circular em diferentes estados do país, com o objetivo de avaliar em condições reais de uso sistemas, equipamentos e soluções já aplicados em outros mercados.
Ao contrário dos tradicionais testes controlados de engenharia, o projeto coloca várias unidades do Ariya em circulação simultânea, utilizadas por concessionários, funcionários e em ações especiais da marca. A estratégia busca acelerar a coleta de dados e ampliar a compreensão sobre o comportamento dos veículos elétricos no cenário brasileiro.

As unidades trazidas para o Brasil não serão comercializadas e pertencem a quatro versões diferentes do modelo: Engage (tração dianteira), Engage e-4ORCE (tração integral), Engage+ e-4ORCE e Platinum e-4ORCE, topo de linha. Essa diversidade permitirá à Nissan analisar distintos conjuntos de tração, equipamentos e tecnologias embarcadas.
Segundo a empresa, os resultados vão gerar informações valiosas sobre mobilidade elétrica, segurança e conectividade, ajudando a definir os próximos passos da Nissan em inovação no país.
“Há anos reforçamos que a Nissan tem o compromisso de seguir inovando além do lado comercial da mobilidade elétrica no Brasil e, com esse projeto, mostramos mais uma vez que seguimos nesse caminho. Assim como fazemos mundialmente, aqui no país também pensamos em todo o ecossistema da eletrificação, com foco em buscar oportunidades para melhorar constantemente a experiência dos clientes e novas soluções tecnológicas que contribuam para a evolução de nossos produtos”, afirmou Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.