Você sabe o que é ChatGPT? Já viu, já conversou ou já ouviu alguém falar sobre? A plataforma de tecnologia foi lançada em 2018 pela OpenAI e, em resumo, é um chatbot, ou seja, um robô ou software que simula conversas, mas construído com tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA).
Fato é que o ChatGPT agitou o mercado da tecnologia e gerou interesse imediato do público ao redor do mundo, incluindo os brasileiros. Uma pesquisa recente, feita pela plataforma de gerenciamento de visibilidade online Semrush, mostra o Brasil entre os cinco países que mais acessam a página do ChatGPT, com 4,3% do total de tráfego. Estados Unidos, Alemanha, França e Índia completam o ranking.
Tendo como base os dados de janeiro de 2023, a companhia divulgou que a página da ferramente de IA teve 863 milhões de acessoa globalmente, um crescimento de 42119.2% em relação ao mesmo período de 2022. Ainda conforme a pesquisa da Semrush, o perfil de visitantes do ChatGPT apresentou uma predominância de homens, com 89% do tráfego gerado em janeiro deste ano. Na comparativa de acessos por faixa etária, as principais foram jovens de 18 a 24 anos (35,3%) e adultos de 25 a 34 anos (47,6%).
Essa explosão de interesse se deve à popularização da inteligência artificial e à maneira como esse assunto permanece em destaque na mídia, como por exemplo a imagem do Papa Francisco de jaqueta branca criada pela IA Midjourney, incluindo até o mais recente caso em que a editora de uma revista alemã utilizou o ChatGPT para simular uma entrevista com o ex-piloto Michael Schumacher.