Decisão é condicionada ao desinvestimento de oito lojas da Extrafarma, que representam menos de 3% das unidades adquiridas
Em sessão realizada nesta quarta-feira (23), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aprovou a venda da Extrafarma para a Pague Menos. A transação de R$ 700 milhões foi anunciada em maio do ano passado, elevando a rede cearense como a segunda maior varejista de drogarias no país.
Apesar da aprovação, a operação não poderá ser concluída ainda. Os conselheiros do Cade decidiram por unanimidade determinar a venda de pontos de vendas da Extrafarma em oito cidades com menos de 200 mil habitantes no Nordeste, sendo 5 no Ceará, 2 no Maranhão e 1 no Rio Grande do Norte.
A análise do Cade identificou que a operação poderia prejudicar a concorrência nesses locais. Para evitar efeitos prejudiciais, o tribunal determinou que a venda seja feita para uma empresa maior, com capacidade de competição, dentro de 180 dias.
Somente após a venda dessas lojas para uma empresa com capacidade de competição, que a operação poderá ser concluída, previsto para ocorrer em 1º de agosto de 2022. Com a aprovação de forma definitiva, a Pague Menos se tornará a segunda maior rede do varejo farmacêutico no Brasil em quantidade de lojas, com aproximadamente 1.600 filiais e R$ 10 bilhões em vendas. “A transação acelera em três anos nosso plano de expansão. Paralelamente, seguiremos com o plano de expansão orgânica”, afirma Mário Queirós, CEO da Pague Menos.
(Com informações da Agência O Globo)