Pelo menos três municípios cearenses celebram nesta segunda-feira (13), o Dia de Santo Antônio, como feriado local
Por José Gabriel Damasceno
Dia 13 de Junho é celebrado no Brasil o dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro e das coisas perdidas. Um dos motivos pelos quais Santo Antônio ganhou a alcunha de casamenteiro é de que ele teria sido contra os casamentos arranjados, bastante comum em sua época, quando mulheres eram obrigadas a casarem com homens sugeridos pelos pais.
No Ceará, pelo menos três municípios têm o religioso como padroeiro, o que torna este dia festivo, além de feriado municipal.
Em Caridade, município há 97km de Fortaleza, existe uma estátua do santo sem a cabeça, fato curioso que desperta e intriga a todos. O projeto nasceu na década de 80 e não foi terminado, faltando apenas a cabeça que hoje serve como complemento de um muro em uma residência na cidade. Mas em breve o município deve ganhar um complexo religioso turístico com uma nova estátua de 36 metros de altura, além de capela, loja de artigos religiosos e terraços para turistas.
Mais ao centro do Estado temos o município de Quixeramobim, distante 185km da capital. Onde neste fim de semana aconteceu o chitão de Santo Antônio, evento tradicional que celebra o padroeiro com festas na Praça da Matriz que também recebe o nome do santo.
Já no Cariri, o município de Barbalha também tem esta segunda-feira como feriado. Em Barbalha, o santo tem um mês inteiro de festas e celebrações que são reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Momentos como a Noite das Solteironas e o cortejo do Pau da Bandeira, cuja tradição diz que as moças que o tocaram casarão em dentro de um ano, são os mais esperados pelos fiéis.
Feriado ou não, o dia 13 de Junho, data em que Santo Antônio faleceu e que até hoje é celebrada sua santidade, é um dia especial para fiéis no Brasil e também em Portugal, país onde nasceu. Ele abre o período de festas juninas, bastante popular no Nordeste brasileiro, e inspira devotos no ritual das treze noites de reza, a trezena, realizado de 1 à 13 de Junho.