Produções retratam uma parte da riqueza e pluralidade da filmografia cearense, que têm se destacado no cenário audiovisual
Neste domingo (19), é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi criada em homenagem ao diretor ítalo-brasileiro Afonso Segreto, responsável por registrar as primeiras imagens em movimento no país, em 1898. Na ocasião, as imagens capturadas foram da baía de Guanabara, do Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil.
Com muita riqueza e pluralidade, a filmografia cearense alcançou um novo patamar de reconhecimento, com produções premiadas em importantes festivais nacionais e internacionais, reafirmando o quão importante é o desenvolvimento e o incentivo ao audiovisual local.
Para celebrar essa data importante, selecionamos cinco produções que retratam uma parte acerca da potencialidade do cinema cearense. Confira:
PACARRETE (2020)
Escrito e dirigido por Alan Deberton, Pacarrete se passa no município de Russas, região do Vale Jaguaribe, contando a história da ilustre personagem Pacarrete, interpretada no filme por Marcélia Cartaxo. Professora de balé aposentada, Pacarrete enfrenta momentos difíceis e tem que retornar ao pequeno município cearense para cuidar de sua irmã.
O sonho de Pacarrete é apresentar o seu balé na festa do município, onde, tipicamente, se apresentam bandas e cantores de forró. Um drama que te faz chorar sem deixar de rir com as peripécias de uma personagem ranzinza e cheia de personalidade.
Você pode assistir a produção na Globoplay ou Telecine Play.
CINE HOLLIÚDY 2: A CHIBATA SIDERAL (2019)
Sequência de Cine Holliúdy, sucesso de bilheteria, A Chibata Sideral exibe a trajetória do exibidor de cinema Francisgleydisson, interpretado por Edmilson Filho, que insiste em continuar com a profissão no interior cearense. O elenco conta ainda com Samanta Schmutz, Milhem Cortaz e Rainer Cadete.
O filme está disponível na Netflix, com direção do cearense Halder Gomes e suas cenas foram gravadas em Quixadá.
GRETA (2019)
A produção cearense de Armando Praça retrata a história de Pedro, um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela, artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean, e o abriga em sua casa.
Exibido pela primeira vez durante o 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, “Greta” recebeu o prêmio de melhor filme no Cine Ceará 2019, assim como de melhor direção e ator (Marco Nanini). O filme está disponível na Globoplay, YouTube, Apple TV+ e Google Play Filmes e TV.
CURRAIS (2019)
Depois de passar anos estudando a respeito dos campos de concentração cearenses que foram responsáveis pelo flagelo de milhares pessoas após a seca de 1932, Rômulo embarca em uma jornada pelos sertões em busca de respostas sobre alguns mistérios que permanecem no passado. Entre documentário e ficção, o filme viaja por fotos, documentos e relatos reais.
Dirigido por David Aguiar e Sabina Colares, a produção esteve na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2019, e recebeu o prêmio da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema de melhor filme de diretor estreante. O longa está disponível nas plataformas digitais, como Apple TV+, Google Play e YouTube Filmes.
CABEÇA DE NÊGO (2020)
A produção cearense do diretor Déo Cardoso acompanha Saulo, que sofre um insulto racista na sala de aula e ao confrontar o colega que fez o comentário é expulso da sala de aula pelo professor. Inspirado então pelo movimento dos Panteras Negras, o protagonista inicia uma greve estudantil para enfrentar a direção da escola e dar atenção ao racismo presente na instituição de ensino.
A Associação Cearense de Críticos de Cinema, elegeu o filme como o Melhor Longa-metragem Cearense de 2020. “Cabeça de Nêgo” ainda foi exibido em grandes circuitos, como o Festival de Cinema de La Plata (Argentina) e no International Film Festival (EUA). O filme está disponível na Globoplay.