Exposição na Unifor comemora o centenário da Semana de Arte Moderna



2 abr 2022 | Cultura

A mostra conta com mais de 150 peças e dá destaque à produção cearense

 

Por Gabriela Guasti

Em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo em fevereiro de 1922, a Universidade de Fortaleza (Unifor) reuniu uma mostra com mais de 150 obras que demonstram as inovações artísticas conquistadas e o estilo das produções cearenses na época.

As obras, doadas por grandes instituições regionais como a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), o Museu da Fotografia e pelo fotógrafo Gentil Barreira, deram origem à exposição “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, localizada no Espaço Cultural Unifor.

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu em São Paulo, no Theatro Municipal, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. (Foto: Gabriela Guasti/Revista CHIC)

Sob a curadoria de Patrícia Veloso, que também cedeu obras à exposição, o espaço foi dividido em três grandes assuntos: as produções nacionais originais de 1922, as produções influenciadas pela Semana de Arte Moderna e os diversos trabalhos artísticos feitos no Ceará durante e após o período.

Além das visitas guiadas, a exposição aposta em seu diferencial para ampliar a imersão do público: o destaque para a cultura cearense. Dessa forma, os visitantes são conduzidos através de salas preenchidas por importantes obras regionais da literatura, pintura, música e fotografia e podem se entreter com gravações recuperadas da época.

O evento, que ficou posteriormente conhecido como “Semana de 22”, reuniu diversos artistas renomados, como Mario e Oswald de Andrade, Graça Aranha, Anita Malfatti, Plínio Salgado e Di Cavalcanti. (Foto: Gabriela Guasti/Revista CHIC)

Como ponto alto da visita, há a pintura “Figuras (Seresta)”, de Emiliano Di Cavalcanti, um dos nomes de maior destaque da Semana. De acordo com Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural e do acervo de obras de arte da Fundação Edson Queiroz, a obra foi escolhida para ser o símbolo da exposição por representar a importância do artista dentro do Modernismo e sua atuação como organizador da Semana de Arte Moderna.

“Ele foi esse artista [escolhido] por esse reconhecimento e pelo recorte amplo que o trabalho dele tem. Ele não está só localizado na Semana de Arte Moderna, mas também está além disso, tem uma produção muito ampla e muito importante aqui no Brasil”, explica Adriana.

“Figuras (Seresta)”, de Emiliano Di Cavalcanti, é a obra-símbolo da mostra. Créditos: divulgação/Unifor.

A exposição fica disponível para visitação até junho deste ano e possui entrada gratuita.

Serviço:
Exposição: 100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará;
Endereço: Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz;
Horário de funcionamento: De terça à sexta-feira (das 9h às 19h) e aos finais de semana (das 10h às 18h)

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078